INCLUSIVE EDUCATION AND SCIENCE TEACHING

TRAINING AND PRACTICES OF TEACHERS ACTING IN BASIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.13881

Keywords:

Science teaching, Inclusion, Teaching practice

Abstract

This study adds to previous research on inclusion in the area of ​​Science Education, with the following objectives: to understand the relationship between the education of science teachers and their practices related to inclusion and to identify the teaching practices developed by teachers in their classes aimed at students with special educational needs (SEN). From a qualitative approach, the data were produced in structured interviews conducted with three science teachers. The results indicate the lack of disciplines focused on inclusive education in undergraduate courses, the need to encourage continuing education, the interest of the interviewees in receiving this training and the efforts of the teachers in carrying out activities with the SEN, despite not having material support (infrastructure) and personnel (mediators, for example).

Author Biography

Katiane Souza Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ)

References

ALMEIDA, M. S. L; LIMA, R. C. P. A identidade profissional do professor de ciências em

tempo de educação inclusiva: o desafio de ensinar alunos cegos. Atas... X Encontro Nacional

de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1711-

PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a

Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.

______. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 . Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de

licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.

______. Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas

inclusivas. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A pesquisa na formação de

formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, v. 32, n.

, p. 257-266, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/08-PE1909.pdf.

Acesso em: 30 jan. 2022.

BERETA, M. S.; GUELLER, M. Ensino de ciências: Adaptação curricular para alunos de

inclusão. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC.

Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/resumos/1/R0217-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in

Psychology, v. 3, p. 77-101, 2006.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação,

CEREALI, A. L.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Atendimento Educacional Especializado

nas Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de Ensino de Ciências. Atas... XII

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC,

Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2005-1.pdf.

Acesso em: 30 jan. 2022.

COSTA, W. S.; VIANA, B.; GOMES, L. S. Gamificação: Uma estratégia para socializar o

aluno autista de grau leve nas aulas de ciências. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

DUARTE, A. C. S.; SANTOS, N. S.; DUARTE, J. B. Práticas educativas voltadas para o

desenvolvimento de ações inclusivas. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação

em Ciências - XII ENPEC Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLAT, R. (Org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Questões atuais em

Educação Especial IV). Rio de Janeiro: Letras, 2007.

GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação

Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Coleção Questões atuais em Educação Especial, v. VI), Editora Sete Letras. Rio de Janeiro, 2007. (p.

-35).

MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M.; OLIVEIRA, R. R. Formação de professores de Ciências

e Educação Inclusiva, um recorte temporal de 2004-2014: Tendências de teses e dissertações.

Atas... X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Águas de

Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R0718-1.PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna,

MESQUITA, A. M. A. A formação inicial de professores e a educação inclusiva: analisando

as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA. Dissertação (Mestrado em

Educação). Belém: Universidade Federal do Pará, 2007. Disponível em:

http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1656. Acesso em: 30 jan. 2022.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis,

RJ: Vozes, 1994.

O'RIORDAN M.; PASSETTI F. Discrimination in autism within different sensory modalities.

Journal of Autism and Developmental Disorders, n. 36, p. 665-675 2006.

PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. O Ensino de Ciências para alunos com baixa visão: a

realidade da sala de aula na perspectiva de um aluno. Atas... XII Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

PLETSCH, M. D.; FONTES, R. de S. La inclusión escolar de alumnos con necesidades

especiales: directrices, prácticas y resultados de la experiencia brasileña. Revista Educar,

Jalisco, México, n. 37, p. 87-97, 2006.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

RAMOS, A. C. C.; CARDOSO, P. S.; MONTEIRO, M. S. Ensino de Ciências & Educação

de Surdos: avaliação da formação docente, formas de comunicação e metodologias. Atas... IX

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP:

ABRAPEC, 2015. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0201-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

ROSA, E. A. C.; BARALDI I. M.. Inclusão escolar: algumas discussões em educação

matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 690,

Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225.

Acesso em: 30 jan. 2022.

RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. de C. Educação Especial: do querer ao fazer. São

Paulo, Avercamp, 2003.

SANTANA, R. S.; OLIVEIRA, I. S. A educação em ciências para surdos adultos: possibilidades e desafios iniciais em uma escola bilíngue. Atas... XII Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do

Norte, Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.

SILVA, E. N.; SALGADO, A. H. I. O ensino de ciências para alunos com deficiência visual.

Estariam os professores capacitados para lidar com esse público? Atas... XI Encontro

Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis, SC: ABRAPEC,

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0260-

pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

SANTOS-SOUZA; K; GALIETA, T. Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: Uma análise

dos trabalhos apresentados no ENPEC. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1657-1.pdf. Acesso em: 30 jun.

TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista

Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, Jan- Abr., p. 5-24, 2000. Disponível em:

https://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_13.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TESSARO, N. S. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e

especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Obras completas. Tomo V. Fundamentos de defectología. Cuba: Editorial

Pueblo Educación, 1983.

Published

2022-07-27 — Updated on 2023-01-04

Versions

How to Cite

GALIETA, Tatiana; SOUZA SANTOS, Katiane. INCLUSIVE EDUCATION AND SCIENCE TEACHING: TRAINING AND PRACTICES OF TEACHERS ACTING IN BASIC EDUCATION. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 26–43, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.13881. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/13881. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.