EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Formação e práticas de professoras em atuação na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.13881Palabras clave:
Ensino de Ciências, Inclusão, Prática DocenteResumen
O presente estudo soma-se a pesquisas anteriores sobre inclusão na área de Educação em Ciências, tendo como objetivos: compreender a relação entre a formação dos professores de ciências e suas práticas relacionadas à inclusão e identificar as práticas docentes desenvolvidas pelas professoras em suas aulas voltadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em entrevistas estruturadas realizadas com três professoras de Ciências. Os resultados indicam a carência de disciplinas voltadas para educação inclusiva na licenciatura, a necessidade de incentivo à formação continuada, o interesse das entrevistadas em receber essa formação e o esforço das professoras na realização de atividades com os NEE, apesar de não terem suporte material (infraestrutura) e de pessoal (mediadores, por exemplo).
Citas
ALMEIDA, M. S. L; LIMA, R. C. P. A identidade profissional do professor de ciências em
tempo de educação inclusiva: o desafio de ensinar alunos cegos. Atas... X Encontro Nacional
de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.
Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1711-
PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a
Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
______. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 . Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de
licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.
______. Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas
inclusivas. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A pesquisa na formação de
formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, v. 32, n.
, p. 257-266, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/08-PE1909.pdf.
Acesso em: 30 jan. 2022.
BERETA, M. S.; GUELLER, M. Ensino de ciências: Adaptação curricular para alunos de
inclusão. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC.
Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/resumos/1/R0217-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in
Psychology, v. 3, p. 77-101, 2006.
CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação,
CEREALI, A. L.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Atendimento Educacional Especializado
nas Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de Ensino de Ciências. Atas... XII
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC,
Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2005-1.pdf.
Acesso em: 30 jan. 2022.
COSTA, W. S.; VIANA, B.; GOMES, L. S. Gamificação: Uma estratégia para socializar o
aluno autista de grau leve nas aulas de ciências. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
DUARTE, A. C. S.; SANTOS, N. S.; DUARTE, J. B. Práticas educativas voltadas para o
desenvolvimento de ações inclusivas. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências - XII ENPEC Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLAT, R. (Org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Questões atuais em
Educação Especial IV). Rio de Janeiro: Letras, 2007.
GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação
Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Coleção Questões atuais em Educação Especial, v. VI), Editora Sete Letras. Rio de Janeiro, 2007. (p.
-35).
MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M.; OLIVEIRA, R. R. Formação de professores de Ciências
e Educação Inclusiva, um recorte temporal de 2004-2014: Tendências de teses e dissertações.
Atas... X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Águas de
Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R0718-1.PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna,
MESQUITA, A. M. A. A formação inicial de professores e a educação inclusiva: analisando
as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA. Dissertação (Mestrado em
Educação). Belém: Universidade Federal do Pará, 2007. Disponível em:
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1656. Acesso em: 30 jan. 2022.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1994.
O'RIORDAN M.; PASSETTI F. Discrimination in autism within different sensory modalities.
Journal of Autism and Developmental Disorders, n. 36, p. 665-675 2006.
PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. O Ensino de Ciências para alunos com baixa visão: a
realidade da sala de aula na perspectiva de um aluno. Atas... XII Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
PLETSCH, M. D.; FONTES, R. de S. La inclusión escolar de alumnos con necesidades
especiales: directrices, prácticas y resultados de la experiencia brasileña. Revista Educar,
Jalisco, México, n. 37, p. 87-97, 2006.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
RAMOS, A. C. C.; CARDOSO, P. S.; MONTEIRO, M. S. Ensino de Ciências & Educação
de Surdos: avaliação da formação docente, formas de comunicação e metodologias. Atas... IX
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP:
ABRAPEC, 2015. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0201-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
ROSA, E. A. C.; BARALDI I. M.. Inclusão escolar: algumas discussões em educação
matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 690,
Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225.
Acesso em: 30 jan. 2022.
RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. de C. Educação Especial: do querer ao fazer. São
Paulo, Avercamp, 2003.
SANTANA, R. S.; OLIVEIRA, I. S. A educação em ciências para surdos adultos: possibilidades e desafios iniciais em uma escola bilíngue. Atas... XII Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do
Norte, Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
SILVA, E. N.; SALGADO, A. H. I. O ensino de ciências para alunos com deficiência visual.
Estariam os professores capacitados para lidar com esse público? Atas... XI Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis, SC: ABRAPEC,
Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0260-
pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
SANTOS-SOUZA; K; GALIETA, T. Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: Uma análise
dos trabalhos apresentados no ENPEC. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1657-1.pdf. Acesso em: 30 jun.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista
Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, Jan- Abr., p. 5-24, 2000. Disponível em:
https://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_13.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TESSARO, N. S. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e
especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Obras completas. Tomo V. Fundamentos de defectología. Cuba: Editorial
Pueblo Educación, 1983.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-01-04 (2)
- 2022-07-27 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tatiana Galieta, Katiane Souza Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor
Los derechos de autor son mantenidos por los autores, quienes otorgan a RIEcim los derechos exclusivos de primera publicación. Los autores no serán remunerados por la publicación de trabajos en esta revista. Los autores tienen la autorización para celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada del trabajo en esta revista (por ejemplo: publicarlo en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicar una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Los editores de la revista tienen el derecho de realizar ajustes textuales y adaptaciones para cumplir con las normas de publicación.
Política de Acceso Abierto/Libre
Esta revista proporciona acceso abierto inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico de forma gratuita a disposición del público contribuye a la democratización global del conocimiento. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o utilizar el contenido para cualquier propósito legal, respetando las leyes nacionales de derechos de autor y sin solicitar permiso previo del editor o del autor. Las opiniones presentadas en los artículos son responsabilidad de los autores. La revista no cobra Tarifas de Procesamiento de Artículos (APCs).
Política de Licenciamiento - Licencia de Uso
Licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licencia permite compartir, copiar, redistribuir los manuscritos publicados en RIEcim en cualquier medio o formato. Además, permite adaptar, remezclar, transformar y construir sobre el material, siempre que se otorgue el crédito adecuado a la autoría y la publicación inicial en esta revista.