HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Dificuldades e possibilidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14679

Palabras clave:

Pandemia, Análise de Discurso, Leitura

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades do ensino de Biologia, em tempos de pandemia da Covid-19, por meio da produção e utilização das Histórias em Quadrinhos. Para coleta de dados, os estudantes produziram História em Quadrinhos (HQ) sobre a pandemia da Covid-19 e, responderam questionário com questões abertas e fechadas. Adotamos como referencial teórico e metodológico a Análise de discurso, mobilizando dispositivos analíticos como leitura, interdiscurso e mecanismo da antecipação. Os resultados demonstram que é possível ensinar e aprender conhecimentos relativos às ciências biológicas utilizando HQs. Partindo de que as aulas remotas têm se apresentado geralmente de forma bastante enfadonha e desinteressante, consideramos que as HQ, produzidas pelo Pixton, foi uma alternativa possível para o ensino de conceitos científicos conectados com as situações cotidianas que os educandos vivenciam.

Citas

BRAGA JR, A. X. Projetos Integradores 4: Recursos Didáticos para o Ensino de Sociologia.

Maceió: Edufal, 2014.

CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. Hist. cienc. saúde-Manguinhos,

Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, pág. 217-236, março de 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 202 p.

MARINHO, J. Educação na pandemia e o ensino de ciências biológicas. CENPEC Educação.

Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/educacao-na-pandemia-o-ensino-deciencias-biologicas. Acesso em 09 de dez. de 2020.

Ministério da Saúde. Coronavírus: fique atento aos sintomas e às formas de prevenção da

doença. 2020. Disponível em https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-econteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/coronavirus-fique-atentoaos-sintomas-e-as-formas-de-prevencao-da-doenca. Acesso em 06 out. 2020.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13ª ed. Campinas:

Pontes, 2020.

TOLEDO, K. A.; MAZALI, G. S.; PEGORARO, J. A.; ORLANDO, J.; ALMEIDA, D. M. O

uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio.

Revista Inter Ação, v. 41, n. 3, p. 565-584, 19 dez. 2016. Disponível em:

https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41819. Acesso em 06 de mar. De 2021.

UNESCO. Consequências adversas do fechamento das escolas. 2020. Disponível em:

https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em 06 out. 2020.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: RAMA, A. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2020. p.31-64.

Publicado

2022-07-28 — Actualizado el 2023-01-04

Versiones

Cómo citar

PIRES RODRIGUES, Dayane; BARBOSA, Alessandro Tomaz. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: Dificuldades e possibilidades. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 59–69, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.14679. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14679. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.