EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Formação e práticas de professoras em atuação na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.13881Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Inclusão, Prática DocenteResumo
O presente estudo soma-se a pesquisas anteriores sobre inclusão na área de Educação em Ciências, tendo como objetivos: compreender a relação entre a formação dos professores de ciências e suas práticas relacionadas à inclusão e identificar as práticas docentes desenvolvidas pelas professoras em suas aulas voltadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em entrevistas estruturadas realizadas com três professoras de Ciências. Os resultados indicam a carência de disciplinas voltadas para educação inclusiva na licenciatura, a necessidade de incentivo à formação continuada, o interesse das entrevistadas em receber essa formação e o esforço das professoras na realização de atividades com os NEE, apesar de não terem suporte material (infraestrutura) e de pessoal (mediadores, por exemplo).
Referências
ALMEIDA, M. S. L; LIMA, R. C. P. A identidade profissional do professor de ciências em
tempo de educação inclusiva: o desafio de ensinar alunos cegos. Atas... X Encontro Nacional
de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015.
Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1711-
PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a
Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
______. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 . Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de
licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002.
______. Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas
inclusivas. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A pesquisa na formação de
formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, v. 32, n.
, p. 257-266, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/08-PE1909.pdf.
Acesso em: 30 jan. 2022.
BERETA, M. S.; GUELLER, M. Ensino de ciências: Adaptação curricular para alunos de
inclusão. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC.
Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/resumos/1/R0217-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in
Psychology, v. 3, p. 77-101, 2006.
CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação,
CEREALI, A. L.; PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. Atendimento Educacional Especializado
nas Salas de Recursos Multifuncionais na perspectiva de Ensino de Ciências. Atas... XII
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC,
Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2005-1.pdf.
Acesso em: 30 jan. 2022.
COSTA, W. S.; VIANA, B.; GOMES, L. S. Gamificação: Uma estratégia para socializar o
aluno autista de grau leve nas aulas de ciências. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
DUARTE, A. C. S.; SANTOS, N. S.; DUARTE, J. B. Práticas educativas voltadas para o
desenvolvimento de ações inclusivas. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação
em Ciências - XII ENPEC Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLAT, R. (Org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Questões atuais em
Educação Especial IV). Rio de Janeiro: Letras, 2007.
GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação
Inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. (Coleção Questões atuais em Educação Especial, v. VI), Editora Sete Letras. Rio de Janeiro, 2007. (p.
-35).
MACHADO, M. S.; SIQUEIRA, M.; OLIVEIRA, R. R. Formação de professores de Ciências
e Educação Inclusiva, um recorte temporal de 2004-2014: Tendências de teses e dissertações.
Atas... X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Águas de
Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R0718-1.PDF. Acesso em: 30 jan. 2022.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna,
MESQUITA, A. M. A. A formação inicial de professores e a educação inclusiva: analisando
as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA. Dissertação (Mestrado em
Educação). Belém: Universidade Federal do Pará, 2007. Disponível em:
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1656. Acesso em: 30 jan. 2022.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1994.
O'RIORDAN M.; PASSETTI F. Discrimination in autism within different sensory modalities.
Journal of Autism and Developmental Disorders, n. 36, p. 665-675 2006.
PLAÇA, J. S. V.; GOBARA, S. T. O Ensino de Ciências para alunos com baixa visão: a
realidade da sala de aula na perspectiva de um aluno. Atas... XII Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
PLETSCH, M. D.; FONTES, R. de S. La inclusión escolar de alumnos con necesidades
especiales: directrices, prácticas y resultados de la experiencia brasileña. Revista Educar,
Jalisco, México, n. 37, p. 87-97, 2006.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
RAMOS, A. C. C.; CARDOSO, P. S.; MONTEIRO, M. S. Ensino de Ciências & Educação
de Surdos: avaliação da formação docente, formas de comunicação e metodologias. Atas... IX
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências - ENPEC. Águas de Lindóia, SP:
ABRAPEC, 2015. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0201-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
ROSA, E. A. C.; BARALDI I. M.. Inclusão escolar: algumas discussões em educação
matemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 690,
Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8225.
Acesso em: 30 jan. 2022.
RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. de C. Educação Especial: do querer ao fazer. São
Paulo, Avercamp, 2003.
SANTANA, R. S.; OLIVEIRA, I. S. A educação em ciências para surdos adultos: possibilidades e desafios iniciais em uma escola bilíngue. Atas... XII Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências - XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do
Norte, Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xiienpec/anais/lista_area_10_1.htm. Acesso em: 30 jan. 2022.
SILVA, E. N.; SALGADO, A. H. I. O ensino de ciências para alunos com deficiência visual.
Estariam os professores capacitados para lidar com esse público? Atas... XI Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis, SC: ABRAPEC,
Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0260-
pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
SANTOS-SOUZA; K; GALIETA, T. Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: Uma análise
dos trabalhos apresentados no ENPEC. Atas... XII Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Natal, RN: ABRAPEC, 2019. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1657-1.pdf. Acesso em: 30 jun.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista
Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, Jan- Abr., p. 5-24, 2000. Disponível em:
https://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_13.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TESSARO, N. S. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e
especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Obras completas. Tomo V. Fundamentos de defectología. Cuba: Editorial
Pueblo Educación, 1983.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-04 (2)
- 2022-07-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiana Galieta, Katiane Souza Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.