HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Dificuldades e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14679Palavras-chave:
Pandemia, Análise de Discurso, LeituraResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades do ensino de Biologia, em tempos de pandemia da Covid-19, por meio da produção e utilização das Histórias em Quadrinhos. Para coleta de dados, os estudantes produziram História em Quadrinhos (HQ) sobre a pandemia da Covid-19 e, responderam questionário com questões abertas e fechadas. Adotamos como referencial teórico e metodológico a Análise de discurso, mobilizando dispositivos analíticos como leitura, interdiscurso e mecanismo da antecipação. Os resultados demonstram que é possível ensinar e aprender conhecimentos relativos às ciências biológicas utilizando HQs. Partindo de que as aulas remotas têm se apresentado geralmente de forma bastante enfadonha e desinteressante, consideramos que as HQ, produzidas pelo Pixton, foi uma alternativa possível para o ensino de conceitos científicos conectados com as situações cotidianas que os educandos vivenciam.
Referências
BRAGA JR, A. X. Projetos Integradores 4: Recursos Didáticos para o Ensino de Sociologia.
Maceió: Edufal, 2014.
CARUSO, F.; SILVEIRA, C. Quadrinhos para a cidadania. Hist. cienc. saúde-Manguinhos,
Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, pág. 217-236, março de 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 202 p.
MARINHO, J. Educação na pandemia e o ensino de ciências biológicas. CENPEC Educação.
Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/educacao-na-pandemia-o-ensino-deciencias-biologicas. Acesso em 09 de dez. de 2020.
Ministério da Saúde. Coronavírus: fique atento aos sintomas e às formas de prevenção da
doença. 2020. Disponível em https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-econteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/coronavirus-fique-atentoaos-sintomas-e-as-formas-de-prevencao-da-doenca. Acesso em 06 out. 2020.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13ª ed. Campinas:
Pontes, 2020.
TOLEDO, K. A.; MAZALI, G. S.; PEGORARO, J. A.; ORLANDO, J.; ALMEIDA, D. M. O
uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio.
Revista Inter Ação, v. 41, n. 3, p. 565-584, 19 dez. 2016. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41819. Acesso em 06 de mar. De 2021.
UNESCO. Consequências adversas do fechamento das escolas. 2020. Disponível em:
https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em 06 out. 2020.
VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma alfabetização necessária. In: RAMA, A. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2020. p.31-64.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-04 (2)
- 2022-07-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dayane Pires Rodrigues, Alessandro Tomaz Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.