UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14878Palavras-chave:
Ensino de Física, Gêneros, Sexualidades, MapeamentoResumo
Este texto apresenta um mapeamento de pesquisas em Ensino de Física sobre gêneros e sexualidades. Para isso, buscamos por produções acadêmicas publicadas em português, inglês e espanhol. A organização dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo e os resultados nos permitiram categorizar os textos mapeados em quatro grandes grupos: 1) Meninos são mesmo melhores que meninas em Física? Buscando padrões psicológico-cognitivos em dados quantitativos, 2) A Física na escola e o “problema de gênero”, 3) A constituição das identidades generificadas da/na Física e 4) Revisões e Diagnósticos. De um modo geral, os resultados apontam a maior parte dos trabalhos com uma compreensão de gênero binária e pautada na cisgeneridade, e pouco explorando sexualidades.
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