ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM CONTEXTO FORMATIVO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, . Formação Docente, Práticas Docentes

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência no contexto das ações de formação docente durante a oferta das disciplinas de Ensino de Ciências e Ensino de Matemática, no Curso de especialização em Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental, do Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre. As ações formativas às quais nos referimos se caracterizaram como um conjunto de atividades, desenvolvidas em cinco encontros, perfazendo um total de 15h. Os encontros foram planejados de forma a abordar conteúdos, a partir da consideração das Unidades Temáticas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática, que integram a Base Nacional Comum Curricular (2017).  Os temas abordados foram os seguintes: nutrição, atividades produtivas regionais, inundações, lixo e borboletas – que emergiram, dos processos de ensino e aprendizagem, nos momentos de abordagem de conteúdo e, da mesma forma, das interações estabelecidas entre os diversos atores que participaram das atividades, além dos elementos que compreendem os conceitos científicos, aspectos epistemológicos, que os situam teoricamente no contexto educacional e  permitem refletir sobre nossas práticas e seus resultados, quais sejam: etnomatemática, modelagem matemática, educação científica, letramento científico e matemático, interculturalidade e interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Araújo Galdino, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEDUC), Rio Branco, Acre, Brasil

Especialista em Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino fundamental pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora dos Anos Iniciais do Enscino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino do Acre (SEE), Rio Branco, Acre, Brasil.

Itamar Miranda da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Associado I no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada IV e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de diretrizes e bases da educação

Nacional: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 set. 2023.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília. MEC, versão 3. Brasília, Governo Federal, 2017. Disponível em:

Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 15 set. 2023.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília, 1997. Disponível em: Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em: 15 set. 2023.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia. v.19. n.1, 2019, p. 223-237. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013. Acesso em: 20 out. 2023.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2.ed. São Paulo: Cortez, 2018.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 9. reimp. São Paulo: Papirus, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KRASILCHIK, Miriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo: Perspectiva, São Paulo, v. 14, p. 85-93, Mar. 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes: São Paulo, 2004.

NARDI, Roberto. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. EDITORIAL, Ciênc. educ. Bauru, 21, 2, apr-jun, 2015. https://doi.org/10.1590/1516-731320150020001

SEIXAS, Raul. Metamorfose ambulante. 1973. Disponível em: https://www.letras.mus.br/raul-seixas/48317/. Acesso em: 20 out 2023.

SODERO MARTINS, Ana Elisa Piedade; SILVA, Francisco Sidomar Oliveira da; NICOLLI, Aline Andréia. A história do ensino de ciências no Brasil e a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3931. Acesso em: 20 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

GALDINO, Ana Claudia de Araújo; MARTINS, Ana Elisa Pedade Sodero; SILVA, Itamar Miranda da; NICOLLI, Aline Andréia. ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM CONTEXTO FORMATIVO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24001, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17854. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.