Os Eventos Esportivos e a Indústria do Esporte no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.20873/10.20873/abef.2595-0096.v2n1p50.2019Mots-clés :
eventos esportivos, esporte, marketing, marketing esportivoRésumé
Introdução: Uma vez que os eventos esportivos são capazes de transmitirem a emoção, superação, confraternização, respeito, disciplina e, principalmente, a felicidade que envolve o esporte, estes tornam-se um instrumento favorável ao crescimento e valorização do esporte. Objetivo: Analisar o crescimento dos eventos esportivos das modalidades Olímpicas no Brasil entre os anos de 2008 a 2016. Métodos: Esta foi uma pesquisa bibliográfica com análise documental a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas. Foram pesquisados e analisados registros de órgãos responsáveis pelo esporte como confederações e entidades esportivas. Resultados: O Brasil realizou dentro da categoria Olímpica, de 2008 a 2016 mais de 7.000 eventos em 39 modalidades esportivas. Dentre estes 63% foram eventos estaduais e 18% nacionais. A região sudeste foi a maior realizadora de eventos esportivos, entre 2008 e 2016, na categoria olímpica desenvolvendo mais de 3.000 eventos. Só no ano de 2014 foram realizados 1.600 eventos sendo 64% estaduais. Conclusão: De 2008 a 2016 houve um crescimento na realização de eventos esportivos no país em diversas modalidades esportivas. Sendo assim, a aplicação do marketing esportivo na Industria do esporte deve continuar em crescimento na busca de mais interação da sociedade com o esporte por meio dos eventos esportivos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).