Tempo de tela e prática de atividades físicas de adolescentes do Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v5n295105Palavras-chave:
comportamento sedentário, Tempo de tela, atividade física, Adolescente. Esforço Físico. Estilo de Vida Sedentário. Aptidão Física.Resumo
Objetivo: verificar a associação entre o comportamento sedentário e a prática de atividades físicas dos adolescentes. Métodos: estudo transversal, com amostragem por conglomerado de estágio único, devido à quantidade de escolas públicas com ensino médio na cidade, todas foram consideradas elegíveis para participação do estudo As variáveis coletadas foram: prática de atividade física na semana anterior (minutos/semana), como variáveis independentes o tempo de televisão, tempo de videogames, uso do celular, uso do computador (escolar e lazer), em minutos por semana. Foram obtidas tabelas com as frequências absolutas e percentuais e para as variáveis quantitativas, foram obtidas medidas de descrição (mínimo, média, mediana, máximo e desvio padrão). Os softwares utilizados na execução das análises estatísticas descritivas foram o Microsoft Office Excel e o Stata 13.0. Resultados: A pesquisa foi realizada com um total de 162 estudantes, dentre esses 73 eram do sexo masculino, cerca de 60% da classe econômica C (classe média) e idade de 16 anos (±1,7). O tempo de atividade física foi de 1.346,6 minutos/semana, enquanto o temppo de televisão, computador para lazer e videogames foi de 690,56, 435 e 151 minutos/semana, respectivamente. A análise de regressão linear multivariada demonstrou que o tempo usando o computador para lazer (β = 1,515, p <0,001) e para tarefas escolares (β = 0,147, p = 0,022) foram positivamente associados à atividade física na semana anterior. Conclusão: possivelmente o tempo de uso de computador para lazer e para estudos está associado a um perfil de escolar que pratica atividades físicas regularmente entre os adolescentes das escolas de Ensino Médio.
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