Edições anteriores
-
Arquivos Brasileiros de Educação Física publicação contínua
v. 7 (2024)É com grande entusiasmo que apresentamos a mais recente edição da revista Arquivos Brasileiros de Educação Física, uma publicação acadêmica de prestígio no campo das ciências do esporte e da educação física. Publicada pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nossa revista busca fomentar a produção e a disseminação de conhecimentos relevantes e inovadores para profissionais, pesquisadores e estudantes da área.
Nesta edição, disponível no link, você encontrará uma seleção diversificada de artigos que abordam temas contemporâneos e desafiadores no universo da educação física e do esporte. Os artigos foram cuidadosamente revisados por especialistas e cobrem uma ampla gama de tópicos, desde metodologias de ensino e práticas pedagógicas até estudos avançados sobre desempenho atlético e saúde física.
Nosso objetivo é proporcionar um espaço para o debate acadêmico e o avanço da pesquisa, promovendo a troca de experiências e conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento da educação física no Brasil e além. Acreditamos que a diversidade de perspectivas e a qualidade das contribuições presentes nesta edição enriquecem o campo e estimulam a inovação e a reflexão crítica.
Agradecemos a todos os autores, revisores e leitores pelo apoio contínuo e pela dedicação ao avanço do conhecimento científico. Esperamos que esta edição inspire novas ideias e colaborações, e que continue a ser uma referência valiosa para a comunidade acadêmica.
Desejamos a todos uma excelente leitura!
Atenciosamente,
Equipe Editorial da Revista Arquivos Brasileiros de Educação Física
-
Dossiê temático: Métodos de estudos sobre exercício físico durante a pandemia de Covid-19
v. 5 n. 11 (2022)CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO:
MÉTODOS DE ESTUDOS SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO E COVID-19
A seção de métodos é parte estrutural no processo de desenvolvimento da pesquisa científica. Além disso, reflete a capacidade que o(a) pesquisador(a), ou seu grupo de pesquisa, possuem para planejar adequadamente o estudo de modo a responder aos seus objetivos. Contudo, no Brasil, apenas recentemente os periódicos científicos têm voltado seu interesse para a publicação dos métodos de um artigo científico.
Ressalta-se que essa publicação é relevante para os pesquisadores, uma vez que esses podem se utilizar daquela como referência em futuros artigos que repliquem o mesmo método. Para a comunidade acadêmica, constitui-se de uma fonte de riqueza de detalhes do referido método, fundamental para a replicação de novos estudos com o mesmo rigor metodológico, uma vez que os periódicos tem destinado cada vez menos caracteres para a confecção dos manuscritos.
Além disso, a publicação do método científico a priori da conclusão do estudo, quiçá seu início, possibilita a avaliação e discussão da proposta por seus pares, seja em estudos quantitativos, qualitativos ou mistos. Por fim, no contexto atual de avaliação do pesquisador, realizado em diferentes contextos e agências de financiamento e/ou apoio à pesquisa, a publicação dos métodos permite que os autores tenham uma publicação prévia ao seu manuscrito propriamente dito, o que pode implicar no aumento de citação dos autores.
-
Arquivos Brasileiros de Educação Física
v. 2 n. 2 (2019)Edição de 2019 com publicações entre Agosto e Dezembro de 2019.
-
Arquivos Brasileiros de Educação Física
v. 2 n. 1 (2019)Edição de 2019 aberta para publicações entre Janeiro e Julho de 2019.
-
Arquivos Brasileiros de Educação Física, v. 1, n. 2, ago./dez., 2018
v. 1 n. 2 (2018)O 2º número da Arquivos Brasileiros de Educação Física apresenta estudos sobre diversas áreas da Educação Física, como esporte, marketing esportivo e envelhecimento. Os manuscristos agora tem seu próprio Digital object identifier (DOI). Em processo de finalização, alguns estudos ainda serão incluídos após o final da editoração.
-
Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida
v. 1 n. 1 (2018)O primeiro número da Arquivos Brasileiros de Educação Física nasce com o objetivo de integrar novos pesquisadores, recém formados na pós graduação e incentivados a continuar suas pesquisas e divulgação delas para toda comunidade científica brasileira, sempre compormetidos com a ética e com a verdade científica. Este número contém artigos originais, relatos de experiência e entrevistas com pesquisadores da área de Educação Física e áreas afins. Novos artigos serão aceitos em fluxo contínuo para publicação ao longo de 2018.