Análise dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e os benefícios gerados a população do Distrito Federal/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p45.2018Palavras-chave:
Esporte. Copa do Mundo. Gestão do Esporte. Legado esportivo.Resumo
Introdução: Sediar um grande evento esportivo possibilita para o país um grande destaque no mundo, mas além de firmar-se no cenário internacional do esporte há grandes responsabilidades envolvidas como os investimentos e as mudanças nas cidades sedes. Objetivo: Este trabalho procurou analisar as propostas de mudança na cidade de Brasília para a copa do Mundo 2014 e as principais áreas beneficiadas posteriormente ao evento. Método: Foi uma pesquisa documental, foram analisados dados e documentos sobre o tema abordado com vista no entendimento de parcerias públicas e privadas e envolvimento nos investimentos para o evento. Resultados: A pesquisa constatou que foram previstos para a Distrito Federal mudanças no Aeroporto Internacional de Brasília, no desenvolvimento turístico, na mobilidade urbana e na segurança pública. Dos 9 itens previstos para mudança apenas 2 não foram concluídos, entretanto estes não trouxeram benefícios a população sendo pensados apenas para o bom funcionamento no período do evento. Conclusão: Apesar do investimento e de grandes mudanças ocorridas no Distrito Federal no período da Copa 2014 atualmente vê-se pouca utilização do Estádio Nacional de Brasília. E apesar das apostas positivas em alguns fatores como aumento de empregos, melhorias na cidade, maior potencial de vendas e crescimento do turismo, atualmente vê-se que estas mudanças não trouxeram grandes melhorias a população do Distrito Federal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).