CHAMADA DE TRABALHOS - VOLUME 16, NÚMERO 1, 2025

2024-08-07

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI

 

Nos últimos anos, a Linguística Cognitiva, entendida como uma ampla área de pesquisa que abrange várias abordagens que compreendem a linguagem como parte da cognição humana, tem recebido cada vez mais atenção e contribuído para a compreensão de muitos fenômenos linguísticos. Investigações sobre a categorização da linguagem natural, os princípios cognitivos atuantes na organização gramatical, a atuação da base conceitual da gramática na análise de construções gramaticais, entre outras, têm colaborado para uma visão da linguagem atrelada a princípios cognitivos gerais.

Nesse campo, destaca-se a relevante contribuição da Profa. Dra. Lilian Ferrari, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora CNPq 1B, que há 29 anos se dedica à Linguística Cognitiva no Brasil e há 21 anos lidera o grupo LINC-UFRJ (Laboratório de pesquisas em Linguística Cognitiva).

Assim, a presente chamada receberá os trabalhos apresentados no evento anual do Grupo PALCO (Pesquisas em Análise Linguística e Cognição): Cenas do Palco, Ato III: homenagem a Lilian Ferrari, e é também aberta a artigos originais e inéditos, de pesquisadores do Brasil e do exterior, que abordem fenômenos linguísticos das línguas naturais, em situações de uso, considerando a relação entre discurso, gramática e cognição. Como forma de reconhecer a contribuição da professora Lilian Ferrari e homenageá-la nesta edição, sugerimos que os trabalhos, de alguma forma, estabeleçam relação com a sua produção acadêmica, ainda que possam ir além dela.

Serão bem-vindos artigos originais e inéditos, apoiados na Linguística Cognitiva ou Linguística cognitivo-funcional, que se enquadrem nas seguintes temáticas:

1) Construções gramaticais: do léxico à sintaxe;

2) Teoria dos Espaços Mentais e mesclagem conceitual;

3) Figuratividade na linguagem (processos metafóricos e metonímicos);

4) Semântica Cognitiva e operações de conceptualização (“construal”);

5) Cognição e multimodalidade (palavra, gestos e imagem);

6) Subjetividade e intersubjetividade na linguagem;

7) Aspectos cognitivos das construções condicionais.

 

Os manuscritos devem ser editados (obrigatoriamente) no template oficial da EntreLetras, conforme normas da revista. Entre no link Template EntreLetras e baixe-o.

 

Editores Ad Hoc:  

Diogo Pinheiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)                           

Leosmar Aparecido Silva (Universidade Federal de Goiás - UFG)

Maria Claudete Lima (Universidade Federal do Ceará - UFC)

 

Abertura da Chamada: 06 de agosto de 2024.

Prazo de Submissão: 15 de novembro de 2024.

Publicação: Abril de 2025.