CHAMADA DE TRABALHOS - VOLUME 16, NÚMERO 3, 2025

2025-03-31

DOSSIÊ: O ENSINO DE LITERATURAS COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA: DIÁLOGOS INSURGENTES E DECOLONIAIS

 

O ensino de literatura possibilita trabalharmos, de modo profícuo, em diferentes perspectivas literárias e/ou artísticas, cada um dando um recorte e um perfil para a compreensão dessa seara de estudo extremamente plural. Durante um percurso muito longo, via de regra, a academia consolidou, com afinco, uma práxis literária baseada num consagrado modelo canônico, com forte origem eurocêntrica ou norte-cêntrica oriunda ainda do período beletrista. Contudo, discussões recentes vieram a descortinar e vociferar outros matizes na viragem do século XX e início do século XXI. Destacamos, pois a força e a potência de outras epistemologias dispostas a (re)contar diferentes versões à contrapelo, logo, destacando distintas narrativas e novos autores.

 Nessa empreitada, portanto, enfatizamos a importância da virada decolonial ao estimular elaborações teóricas por meio da insurgência de povos outrora colonizados, e que, no processo de rupturas geopolíticas e de consciência, buscaram reelaborar a sua história, literatura e outros segmentos fecundos da cultura, consequentemente, buscando construir suas próprias identidades bem como perpetuá-las. A partir do exposto, possuímos como objetivo principal, do dossiê, examinar as práxis de ensino-aprendizagem emergidas dessas literaturas com perfis e contornos decoloniais, as quais tentam irromper novas narrativas e diálogos através desse objeto fecundo de análise.

Mediante essa mirada teórica, serão bem-vindos artigos que avultem as discussões dessa seara epistemológica em convergência com as diferentes literaturas como: indígena, afrocentradas, feminina, LGBTQIAPN+ e do testemunho. Todas em interface com o ensino. Ainda, compreendemos que o giro decolonial pode estar contido em diferentes tipos de literaturas, por conseguinte, devendo ser analisado por distintos vieses e gêneros literários. Nesse sentido, buscamos o enquadramento do dossiê nas seguintes temáticas:

  • Discussões teóricas que versem sobre o percurso do giro decolonial na literatura e seus aportes para o ensino;
  • Metodologias e práxis aplicadas no ensino-aprendizagem que venham a discutir essa epistemologia em diálogo com o arco da literatura e sua pluralidade;
  • Análise de resultados efetivados, em sala de aula, a partir de experiências com letramento e formação de leitor com o aporte decolonial das literaturas;
  • Estudo acerca de autores e obras impregnadas de resistências culturais, que possibilitem a contribuição desse discurso teórico e as suas potencialidades para o campo da educação.

Palavras-chaves: Literaturas, Educação, Ensino-aprendizagem, Teoria Decolonial; Resistência Cultural.

 

Os manuscritos devem ser editados (obrigatoriamente) no template oficial da EntreLetras, conforme normas da revista. Entre no link Template EntreLetras e baixe-o.

 

Editores Ad Hoc:

César Alessandro Sagrillo Figueiredo (Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT)

Betania Oliveira Barroso (Universidade Federal do Maranhão - UFMA)

Mônica Assunção Mourão (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL)

 

Abertura da chamada: 01 de abril de 2025

Fechamento da submissão: 01 de julho de 2025

Publicação: dezembro de 2025