LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216

Palavras-chave:

Ensino de literatura;, Leitor literário;, Prática de leitura literária;, Letramento literário

Resumo

Embora o letramento literário comece antes da escola e continue depois da escola em um processo contínuo e permanente, é na escola que ele se torna, por meio da formação do leitor literário, um objetivo de ensino explícito e sistemático. Para tanto, concorrem várias estratégias didáticas. Uma delas é a Leitura Cumulativa que se destaca por sua versatilidade, uma vez que pode contemplar tanto o aluno individualmente em leitura extensiva, quanto uma turma em leitura intensiva. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica e metodológica dessa prática de letramento literário na escola e um exemplo de sua aplicação a partir da experiência de professores em curso de formação em serviço.

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Biografia do Autor

Rildo Cosson, Centro de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento, Universidade Federal da Paraíba

Rildo Cosson concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998 e o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2015. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais atuando na graduação e pós-graduação em Letras e Educação. É autor dos livros Letramento Político: a perspectiva do legislativo (2019), Círculos de Leitura e Letramento Literário (2014), Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia (2008), Fronteiras Contaminadas - Literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970 (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Tem organizado livros, publicado artigos e participado em congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2021-03-06

Como Citar

Mota, R. J. C. (2021). LEITURA CUMULATIVA COMO LETRAMENTO LITERÁRIO. EntreLetras, 11(3), 205–216. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p205-216