O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS NO PROGRAMA RODA VIVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p268-294Palavras-chave:
programa Roda Viva, Análise da Conversação, Linguística TextualResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, através da vertente da Análise da Conversação, duas entrevistas apresentadas pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, sendo elas com o arquiteto Oscar Niemeyer (1997) e com o cantor e compositor Caetano Veloso (1996), de modo a compará-las com a versão publicada por Markun em sua coletânea O Melhor do Roda Viva (2005). Nesse sentido, também serão abarcados conceitos da área da Linguística Textual, no intuito de analisar fenômenos como a supressão de trechos e a retomada de termos na construção das sentenças.
Downloads
Referências
DE CASTILHO, Ataliba Teixeira. A Língua Falada no Ensino de Português. São Paulo: Contexto, 2014.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O Modo Heterogêneo de Constituição da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DOLZ, Joaquim; SCHNEWLY, Bernard. (orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 2006.
HOFFNAGEL. Judith Chambliss. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Analise da Conversação: princípios e métodos. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
KOCH, Ingedore Villaça. O Texto e a Construção de Sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
_________________ Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
_________________ Linguística de Texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MARKUN, Paulo (org.). O Melhor do Roda Viva: o mais antigo e antigo e respeitado programa de entrevistas da TV Cultura. São Paulo: Conex, 2005.
REY-DEBOVE, Josette. À Procura da Distinção Oral-Escrito. In: CATACH, Nina. Para uma teoria da língua escrita. São Paulo: Ática, 1996.
SILVA, Luiz Antônio da. Conversação: Modelos de Análise. In: DA SILVA, Luiz Antônio. A Língua que Falamos. Português: História, variação e discurso. São Paulo, Globo, 2005, pp. 31 – 68).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.