A COESÃO TEXTUAL EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
Palavras-chave:
coesão textual, linguística textual, artigo científicoResumo
O presente artigo analisa a coesão textual em textos acadêmicos, em especial, artigos científicos. Para tal pesquisa, foram selecionados três artigos da área de Letras. Os pressupostos teóricos utilizados por essa pesquisa advêm da Linguística Textual, por meio dos pesquisadores Halliday e Hasan (1976), Beaugrande e Dressler (1997), Favero (2002) e Koch (1989). Utilizamos a proposta de Koch (2002), que classifica a coesão textual em referencial e sequencial. Nossa análise demonstra com se dão os tipos de coesão em fragmentos dos artigos selecionados. Os resultados mostram que os artigos pesquisados fazem bom uso dos mecanismos de coesão, embora alguns deles sejam mais recorrentes que outros.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.