DOIS TIMORES

A EDUCAÇÃO SUPERIOR ANTES E DEPOIS DA UNTL E A EMERGÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p510-533

Palavras-chave:

Política linguística; Lusofonia; Ensino Superior; Timor-Leste.

Resumo

Em 2000, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e, primeira universidade pública do Timor, foi criada através da fusão do ensino técnico superior e o acadêmico. Assim, este trabalho objetiva refletir acerca do duplo cenário histórico-universitário em Timor: o que foi instaurado durante o domínio indonésio e o que foi implementado ao final dele, pontuando, a emergência do ensino de português. Como resultado, pode-se apontar a passagem do ensino privado para o público, a integração de timorenses aos cursos universitários e os convênios firmados com instituições de diversos países, levando à internacionalização da educação no país e à manutenção do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiliane Rezende da Silva Silveira, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro (IFF). Bolsista PIBIC/IFF da pesquisa intitulada “Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste”.

Lorena Almeida Pedra, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro (IFF). Bolsista PIBIC/IFF da pesquisa intitulada “Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste”.

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente é Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) e Coordenador da Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do Instituto Federal Fluminense (IFF). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e Linguagens do IFF, na linha de História da Língua Portuguesa, e coordenou por dois anos a pesquisa intitulada “O Português Histórico e a sua aplicabilidade na explicação de fenômenos fonéticos da Língua Portuguesa”. Coordena, desde 2018, a pesquisa “Descrição e explicação de fenômenos fonéticos sob o viés da Linguística Histórica”. Tem experiência em Letras, com ênfase nas seguintes áreas: Tradição Gramatical da Língua Portuguesa, Estudos Formais de Língua Latina e de Gramática Histórica, Linguística Clássica e História da Língua Portuguesa.

 

Referências

BEDIN, Francesca; CASTAGNA, Vanessa Rirbeiro. Timor Leste: construção duma identidade. OPSIS, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 147-168, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9758/8476. Acesso em: 07 jul. 2021.

BILLY, Duarte Leite. Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2019. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/63286. Acesso em: 18 ago. 2021.

CARVALHO, Manuel Belo de. Educação básica e formação de professores em TimorLeste. In: GUEDES, M. D. et al. (Orgs.). Professores sem fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas. Florianópolis: NUP/UFSC, 2015. Disponível em: https://dicite.paginas.ufsc.br/files/2016/08/PROFESSORES-SEM-FRONTEIRAS.pdf. Acesso em: 25 mai. 2021.

CUNHA, João Solano Carneiro da. A questão de Timor-Leste: Origens e evolução. Brasília: FUNAG/IRBr, 2001. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/25Questao_de_Timor-Leste_A.pdf. Acesso em: 06 nov. 2021.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 13, p. 193-207, 2008. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/aval/a/RbsQFJt9w7Xyqc9gpjrXYFg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 ago. 2021.

FERNANDES, Francisco. Radiografia de Timor Lorosae. Macau: University of Saint Joseph, 2011. Disponível em: https://issuu.com/axiusdesigns/docs/timorbook. Acesso em: 20 maio 2021.

FREITAS, Benedito dos Santos. O processo do desenvolvimento da educação em Timor-Leste. Visão retrospectiva e perspectivas futuras. Povos e Culturas, Lisboa, n. 19, p. 499-512, 2015. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/povoseculturas/article/view/9008. Acesso em: 06 jul. 2021.

LUNARDI, Graziela. Uma experiência na formação de professores em TimorLeste: das condições de produção aos sentidos construídos no enfoque CTS. 2014. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129324. Acesso em: 13 abr. 2021.

MARTINS, Francisco Miguel. Autoavaliação institucional da educação superior: uma experiência brasileira e suas implicações para a educação superior de Timor-Leste.

f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: http://repositorio.untl.edu.tl/handle/123456789/135. Acesso em: 17 abr. 2021.

MOREIRA, Sara Maria da Silva Antunes. O desafio da tecnologia, o impacto da mudança: adopção de uma ferramenta de e-learning na Universidade Nacional de Timor-Leste. 2009. 85 f. Dissertação (Mestrado integrado em Engenharia Informática e Computação)- Universidade do Porto, Portugal, 2009. Disponível em:

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59799/1/000136309.pdf. Acesso em: 07 out. 2021.

PAULINO, Vicente; FONSECA, Sabina da. Educação na sociedade contemporânea entre a realidade ‘real’ e virtual. Revista Veritas, Díli, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNT, vol. 1, nº 2, p. 57-71, 2013. Disponível em: http://repositorio.untl.edu.tl/handle/123456789/173. Acesso em: 09 julho 2021.

PAZETO, Antonio Elizio. Desafios da organização e da regulação da educação superior em Timor-Leste e a questão da capacitação institucional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, p. 413-428, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/sM77HJ39jJYBxPsBZvkcGyn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2021.

PINTO, Paulo Sarmento. Hierarquia, poder e decisão na administração universitária na Universidade Nacional de Timor Lorosa'e-UNTL. 313 f.

Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2012. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/23975. Acesso em: 29 abr. 2021.

PINTO, Paulo Sarmento; TEIXEIRA, Erivelto Rodrigues; STADTLOBER, Maria Goreti Amboni. A Faculdade de Ciências da Educação da UNTL na percepção dos estudantes. Revista Virtual, Candombá, v. 5, n. 1, p. 66-78, jan./jun. 2009. Disponível em: http://web.unijorge.edu.br/sites/candomba/pdf/artigos/2009/a1.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE (RDTL). Dilí: Lei do Parlamento, 2008. Disponível em: http://www.mj.gov.tl/jornal/?q=node/876. Acesso em: 12 maio 2021.

SANTOS, Miguel Maia dos. Dispositivo de avaliação externa ao ensino superior: um estudo exploratório sobre acreditação à Universidade Nacional Timor Lorosa'e, 2008 – 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2015. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/40951. Acesso em: 26 jul. 2021.

SILVA, Eida da. O sistema de avaliação de desempenho na Universidade Nacional de Timor Lorosa'e. 84 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2013. Disponível em: http://193.136.21.33/bitstream/123456789/119/1/Elda%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

SILVA, Kelly Cristiane. As nações desunidas: práticas da ONU e a estruturação do Estado em Timor-Leste. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste. Díli: Assembleia Constituinte, 2002. Disponível em: http://timor-leste.gov.tl/wpcontent/uploads/2010/03/Constituicao_RDTL_PT.pdf. Acesso em: 28 maio 2021.

TIMOR-LESTE. Estatuto da Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Dili: 2008. Disponível em: http://timor-leste.gov.tl/?p=3480&n=1&lang=pt. Acesso em: 16 jul. 2021.

TRIBESS, Camila et al. Mulheres de Timor-Leste com ensino superior: mudanças e trajetórias de vida. In: GUEDES, Maria Denise et al. (Orgs.). Professores sem fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas. Florianópolis: NUP/UFSC, 2015.

Disponível em: https://dicite.paginas.ufsc.br/files/2016/08/PROFESSORES-SEMFRONTEIRAS.pdf. Acesso em: 25 mai. 2021.

TODESCATTO Cleusa; SCARTEZINI Raquel Antunes; CUNHA Fátima Suely

Ribeiro. A cooperação educacional brasileira no ensino superior do Timor-Leste. In: GUEDES, Maria Denise et al. (Orgs.). Professores sem fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas. Florianópolis: NUP/UFSC, 2015. Disponível em: https://dicite.paginas.ufsc.br/files/2016/08/PROFESSORES-SEM-FRONTEIRAS.pdf. Acesso em: 25 mai. 2021.

UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA'E (UNTL). Disponível em: http://www.untl.edu.tl/pt/. Acesso em: 20 ago. 2021.

UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA'E (UNTL). Bibliotecas. UNTL,

e. Disponível em: http://untl.edu.tl/pt/ensino/recursos/bibliotecas. Acesso em: 30 maio 2021.

UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA'E (UNTL). Visão, Missão e

Valores. UNTL, 2019a. Disponível em: http://untl.edu.tl/pt/universidade/visao-missaovalores. Acesso em: 14 ago. 2021.

UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA'E (UNTL). Recursos. UNTL,

b. Disponível em: http://www.untl.edu.tl/pt/ensino/recursos. Acesso em: 12 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Rezende da Silva Silveira, L., Almeida Pedra, L., & Oliveira, T. S. de. (2022). DOIS TIMORES: A EDUCAÇÃO SUPERIOR ANTES E DEPOIS DA UNTL E A EMERGÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. EntreLetras, 13(1), 510–533. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p510-533

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)