“ESTUPRO CULPOSO”
A REPRESENTAÇÃO DE MARIANA FERRER À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DO SISTEMA DE TRANSITIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p208-228Palavras-chave:
linguística sistêmico-funcional, metafunção ideacional, representação da imagem femininaResumo
O presente estudo propõe-se a observar a representação de Mariana Ferrer jovem que, em 2018, registrou um boletim de ocorrência relatando ter sido drogada e estuprada em um estabelecimento de luxo em Florianópolis/SC, por meio da análise dos depoimentos judiciais do caderno processual. Assim, o objetivo principal é, através do sistema de transitividade, analisar a linguagem usada pelos depoentes para construir representações de Mariana em quinze depoimentos por meio da seleção dos processos e dos papéis temáticos presentes nos trechos relacionados aos momentos próximos ao ocorrido. O referencial teórico baseia-se nas obras de Halliday e Matthiessen (2014) e de Fuzer e Cabral (2014), à luz do aporte da Linguística Sistêmico-Funcional, que descreve e analisa a língua a partir das escolhas potenciais do enunciador. No discurso jurídico, a análise das escolhas léxico-gramaticais feitas pelos falantes em favor dos seus pontos de vista revelaram tendência a representá-la a partir de padrões de comportamento que atendem a modelos socialmente estabelecidos.
Downloads
Referências
BRASIL. Poder Judiciário da Comarca da Capital do estado de Santa Catarina (3. Vara Criminal). Ação Penal - Procedimento Ordinário/PROC. Autos n° 0004733-33.2019.8.24.0023. Autor: Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Réu: André de Camargo Aranha. Relator: Juiz Marcos Rudson. Florianópolis, set. 2020, p. 3602-3652.
FUZER, C. & CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
FUZER, C. Linguagem e representação nos autos de um processo penal: como operadores do Direito representam atores sociais em um sistema de gêneros. 2008. 270 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C.. M. I. M. Construing experience through meaning: a language base approach to cognition. London: Cassel, 1999.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C.. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4 ed. London: Routledge. 2014.
NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EntreLetras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.