CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA NA BNCC: DO DOCUMENTO AO DISCURSO DA PROFESSORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p235-264

Palavras-chave:

movimento argumentativo; orientações curriculares; formação de professores.

Resumo

Este trabalho compreende reflexões sobre as novas orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Numa abordagem qualitativa e com o embasamento teórico da semiótica discursiva, realiza considerações sobre o movimento argumentativo do enunciador-destinador do texto da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e a inserção da semiótica nas práticas de linguagem. Em seguida, investiga como as novas orientações podem ser entendidas pelos professores da educação básica, sobretudo no que se refere à presença da semiótica, a partir da análise da entrevista com uma professora da rede pública de ensino do Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Miqueletti, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Letras - área de concentração Estudos Linguísticos - pela UFMS / Campus de Três Lagoas. Graduação em Letras pela UFMS/ Campus de Dourados. Tem experiência profissional como professora do Ensino Superior e da Educação Básica. Destaca-se, ainda, o trabalho em escolas indígenas e no Centro de Formação de professores indígenas do Mato Grosso do Sul/ Curso em Nível Médio de formação de professores Guarani e Kaiowá "Ára Verá". É professora da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade de Comunicação, Artes e Letras ( UFGD/FACALE). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores" (GEPPEF/ UEMS-UFGD). É associada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. Entre as áreas/temáticas de atuação estão: semiótica discursiva, a análise semiótica dos discursos da mídia e da escola sobre os indígenas, o estágio supervisionado, formação docente e o ensino de Língua Portuguesa. Em estágio pós-doutoral na UFNT. 

Larissa Nugoli Zago, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FALE da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Graduada em Letras. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FALE da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. E-mail: larissanugoliz@gmail.com. ORCID: 0000-0002-6842-4673.

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 12/07/2020.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do texto. 4. ed. São Paulo : Ática, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: FANTI, Maria da Glória Di; BARBISAN, Leci Borges (Orgs.) Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do discurso: fundamentos semióticos. 3 ed. São Paulo: Humanitas-FFLCH/USP, 2002.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Tradução do grupo CASA sob a coordenação de Ivã Carlos Lopes et.al. São Paulo: EDUSC, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 13 ed. São Paulo: Contexto, 2005.

FIORIN, José Luiz. Estruturas narrativas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia (Ed.). As interações sensíveis: ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: Estação das letras e cores, 2013, p. 435-452.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 44, 2000, p.171-192. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204. Acesso em: 10 jan. 2020.

FREIRE, PAULO. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 23.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2012.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Lima Dias et.al. São Paulo: Cultrix, s/d.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker editores, 2002.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.

LIMA, Eliane Soares de. Da análise linguística à análise semiótica: novos desafios ao ensino de língua materna. In: ABREU-TARDELLI Lília Santos; GARCIA, Talita Storti e FERREIRA, Anise de Abreu G. D'Orange. Pesquisas em Linguagem: Diálogos com a contemporaneidade / Organizadoras:.– 1. ed.– Campinas, SP : Pontes Editores, 2021, p.154-176.

MERITH-CLARAS, Sonia. As modulações sensíveis dos atores da enunciação na BNCC: entre o esperado e o abrupto. Papéis. Campo Grande-MS. Vol.25, n.49, 2021, p.80-100. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/12948. Acesso em: 20 agosto de 2022.

MERITH-CLARAS, Sonia. O fazer verdadeiro e a transição de governo na construção da Base Nacional Comum Curricular: um documento também político. Estudos Semióticos [online]. Dossiê temático “Discursos políticos na contemporaneidade: desafios teóricos e analíticos”. Volume 15, n. 1. Editores convidados: Oriana N. Fulaneti e Alexandre MarceloBueno. São Paulo, agosto de 2019, p. 98–118. Disponível em:www.revistas.usp.br/esse i. Acesso em 20/07/2022.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola editorial, 2019.

SAVIANI, Dermeval. O vigésimo ano da LDB As 39 leis que a modificaram. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 379-392, jul./dez. 2016.

SELLES, Sandra Escovedo. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.35,n.2, p.337-344, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/2627> Acesso em 06 de janeiro de 2022

SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC Da Reforma Do Ensino Médio: O Resgate De Um Empoeirado Discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, 2018, p.1-15.

TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de.; TEIXEIRA, Lucia. Linguagem na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Edição da Letras e Cores, 2009.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Miqueletti, E. A., & Nugoli Zago, L. (2023). CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA NA BNCC: DO DOCUMENTO AO DISCURSO DA PROFESSORA. EntreLetras, 13(3), 235–264. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p235-264

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)