CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA NA BNCC: DO DOCUMENTO AO DISCURSO DA PROFESSORA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p235-264Palavras-chave:
movimento argumentativo; orientações curriculares; formação de professores.Resumo
Este trabalho compreende reflexões sobre as novas orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Numa abordagem qualitativa e com o embasamento teórico da semiótica discursiva, realiza considerações sobre o movimento argumentativo do enunciador-destinador do texto da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e a inserção da semiótica nas práticas de linguagem. Em seguida, investiga como as novas orientações podem ser entendidas pelos professores da educação básica, sobretudo no que se refere à presença da semiótica, a partir da análise da entrevista com uma professora da rede pública de ensino do Mato Grosso do Sul.
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 12/07/2020.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do texto. 4. ed. São Paulo : Ática, 2005.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: FANTI, Maria da Glória Di; BARBISAN, Leci Borges (Orgs.) Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do discurso: fundamentos semióticos. 3 ed. São Paulo: Humanitas-FFLCH/USP, 2002.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Tradução do grupo CASA sob a coordenação de Ivã Carlos Lopes et.al. São Paulo: EDUSC, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 13 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FIORIN, José Luiz. Estruturas narrativas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia (Ed.). As interações sensíveis: ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: Estação das letras e cores, 2013, p. 435-452.
FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 44, 2000, p.171-192. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204. Acesso em: 10 jan. 2020.
FREIRE, PAULO. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 23.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2012.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Lima Dias et.al. São Paulo: Cultrix, s/d.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker editores, 2002.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
LIMA, Eliane Soares de. Da análise linguística à análise semiótica: novos desafios ao ensino de língua materna. In: ABREU-TARDELLI Lília Santos; GARCIA, Talita Storti e FERREIRA, Anise de Abreu G. D'Orange. Pesquisas em Linguagem: Diálogos com a contemporaneidade / Organizadoras:.– 1. ed.– Campinas, SP : Pontes Editores, 2021, p.154-176.
MERITH-CLARAS, Sonia. As modulações sensíveis dos atores da enunciação na BNCC: entre o esperado e o abrupto. Papéis. Campo Grande-MS. Vol.25, n.49, 2021, p.80-100. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/12948. Acesso em: 20 agosto de 2022.
MERITH-CLARAS, Sonia. O fazer verdadeiro e a transição de governo na construção da Base Nacional Comum Curricular: um documento também político. Estudos Semióticos [online]. Dossiê temático “Discursos políticos na contemporaneidade: desafios teóricos e analíticos”. Volume 15, n. 1. Editores convidados: Oriana N. Fulaneti e Alexandre MarceloBueno. São Paulo, agosto de 2019, p. 98–118. Disponível em:www.revistas.usp.br/esse i. Acesso em 20/07/2022.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola editorial, 2019.
SAVIANI, Dermeval. O vigésimo ano da LDB As 39 leis que a modificaram. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 379-392, jul./dez. 2016.
SELLES, Sandra Escovedo. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.35,n.2, p.337-344, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/2627> Acesso em 06 de janeiro de 2022
SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC Da Reforma Do Ensino Médio: O Resgate De Um Empoeirado Discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, 2018, p.1-15.
TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de.; TEIXEIRA, Lucia. Linguagem na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Edição da Letras e Cores, 2009.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.