PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Autores

  • MISSILENE DA SILVA SIMÕES Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife – PCR.
  • SILVIO PROFIRIO DA SILVA Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Palavras-chave:

Educação infantil, Aquisição da escrita alfabética, Projetos de letramento.

Resumo

A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.

Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento.

 

Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.

keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MISSILENE DA SILVA SIMÕES, Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife – PCR.

Possui Especialização em Educação Especial e Graduação em Licenciatura em Pedagogia. Professor I na Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife – PCR. E-mail: missilene.simoes@gmail.com.

SILVIO PROFIRIO DA SILVA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Possui Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Graduação em Licenciatura em Letras. Auxiliar de Desenvolvimento Infantil na Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife – PCR. E-mail: profirio.silvio@bol.com.br.

MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Linguística. Docente vinculada Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora Adjunta na mesma instituição. E-mail: marineumaoliveira@gmail.com.

Referências

ALBUQUERQUE, E. B. C. Conceituando Alfabetização e Letramento. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-22.

_____. Mudanças Didáticas e Pedagógicas no Ensino da Língua Portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.; FERREIRA, A. T. B. As Práticas Cotidianas de Alfabetização: o que fazem as professoras? Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 252-264, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/05.pdf. Acesso em: 31 mar. 2016.

BARROS, E. M. D.. O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais. RAÍDO, v. 5, n. 9, p. 127-145, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797. Acesso em: 28 abr. 2016.

BEAUGRANDE, R. A., DRESSLER, W. U. Introduction to Text Linguistics. London: Longman, 1981.

CARDOSO, S. H. B. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FÉLIX, T. R.; ZIRONDI, M. I. Projetos de Letramento, Sequências Didáticas e Práticas de Letramento: instrumentos (inter)mediadores para a organização do trabalho do professor. In: Anais do X SEPECH - Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, p. 505-516, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/thassianarfelix.pdf. Acesso em: 09 jun. 2016.

FERREIRO, E. Alfabetização Digital. Do que estamos falando? In: FERREIRO, E.. O Ingresso na Escrita e nas Culturas do Escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013. p. 445-470.

FREITAS, L. P.; LUNA, T. S. Concepções de texto e escrita nas propostas de produção textual do novo Enem. Encontros de Vista, 15 (1): 81-99, Recife, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.encontrosdevista.com.br/Artigos/art_06_15.pdf. Acesso em: 01 abr. 2016.

GALVÃO, G.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T. F. (Orgs.). Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 11-28.

GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. Ditando e Escrevendo: a produção de textos na Educação Infantil. In: BRANDÃO, A. C. P.; SOUSA ROSA, E. C. (Orgs.). Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 117-137.

KLEIMAN, A. B. Projetos de Letramento na Educação Infantil. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/viewFile/898/716. Acesso em: 11 jun. 2016.

KOCH, I. G. V; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

LEAL, T. F. Estabelecendo Metas e Organizando o Trabalho: o Planejamento no Cotidiano Docente. In: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. (Orgs.). Alfabetizar Letrando na EJA: Fundamentos Teóricos e Propostas Didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 93-112.

LUNA, E. A.; LIMA, H. K. C.; ALBUQUERQUE, R. C.; SILVA, W. G.. As relações sociais no contexto da eja: alfabetizando a partir dos gêneros textuais. In: Anais da 65ª Reunião Anual da SBPC, Recife, 2013a. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/9684.htm. Acesso em: 02 abr. 2016.

LUNA, E. A.; LIMA, H. K. C.; SILVA, J. C. M.; AQUINO, M. M. O projeto alfa e beto e o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos do 1° ano do 1° ciclo: contribuições ou limitações? In: Anais da 65ª Reunião Anual da SBPC, Recife, 2013b. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/8282.htm. Acesso em: 03 abr. 2016.

MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T. F. (Orgs.). Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

NASCIMENTO, E. L.; ZIRONDI, M. I. Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização e Letramento. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros Textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas (SP): Pontes, 2014, v. 1, p. 145-168.

OLIVEIRA, M. S.; TINOCO, G. A.; SANTOS, I. B. Projetos de Letramento e Formação de Professores de Língua Materna. Natal: EDUFRN, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/1/11787/1/E-book%20Projetos%20de%20letramento.pdf. Acesso em: 12 jun. 2016.

SANTOS, C. F. Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Educação Temática Digital – ETD, Campinas, vol. 3, n. 2, p. 27-37, jun. 2002. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1794. Acesso em: 09 fev. 2016.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, S. P.; SILVEIRA, B. B. F.; SOUZA, F. E. B.; SILVA JÚNIOR, I. F.; CIPRIANO, L. C. O Anúncio Publicitário na Sala de Aula: Práticas de Leitura, Produção de Texto e Oralidade em Foco. Philologus, v. n.º 63, p. 1364-1386, 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/63supl/098.pdf. Acesso em: 07 abr. 2016.

SILVA, S. P.; SOUZA, F. E. B.; SILVA, S.P.; CIPRIANO, L. C. Textos Multimodais: um Novo Formato de Leitura. Linguagem em (Re)vista, vol. 10, n. 19. Niterói, jan-jun./2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/19/08.pdf. Acesso em: 05 abr. 2016.

SILVA, S. P.; LUNA, T. S. Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012). Olhares, Guarulhos, v. 1, n. 2, p. 365-388, Novembro, 2013. Disponível em: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37. Acesso em: 04 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-30

Como Citar

SIMÕES, M. D. S., DA SILVA, S. P., & CAVALCANTI, M. D. O. C. (2016). PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. EntreLetras, 7(1), 107–125. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224

Edição

Seção

Artigos