OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna
Palavras-chave:
avaliação externa, SISAPTO, ensino de leitura, semiótica discursiva, nível narrativoResumo
Neste trabalho analisamos as questões de língua portuguesa na avaliação de entrada do SISAPTO (Sistema de Avaliação Permanente do Tocantins) realizada em 2016, aplicada na rede estadual de ensino tocantinense para o Ensino Médio. Partindo dos descritores que definem diferentes competências a serem avaliadas, a prova tem como um de seus principais objetivos orientar para direções referentes ao ensino de língua materna na escola pública, em princípio, privilegiando o texto como unidade de ensino e a leitura como foco. A análise das questões evidencia o modo como o texto deveria ser trabalhado na escola, segundo um modelo que se reitera desde 2011: a leitura restrita à decifração, o texto sendo empregado como mero recurso para identificação de gêneros pelo aluno, a fragmentação e a descontextualização impedindo a produção de sentidos, a abordagem do texto literário não considerado na sua especificidade. Subsidia nossa reflexão a semiótica discursiva
Downloads
Referências
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru, SP: EdUSC, 2003.
BRASIL. Plano decenal de Educação para Todos. Brasília, MEC, 1993.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O IDEB e o censo escolar na educação básica, 2011. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/ideb [acessado em 06 de mai 2016]
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
FONTANILLE, J. Pour changer commencer pour la fin: digression sur la rationalité didadique: In: FONTAILLE, Jacques (org.). Sémiotique didadique. Actes semiotiques. , 42 jun. 1987, p. 5 – 8.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2012.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009.
KOCH, Ingedore G. Vilaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Linguística Textual: Retrospecto e Perspectivas. Revista Alfa, São Paulo, v. 41, p. 67-78, 1997.
LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia, São Paulo, PUC, n. 2, p. 19-56, 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, ed. 17, 2005.
TOCANTINS. Guia da Aprendizagem, versão do professor. 2016. Disponível em: http://seduc.to.gov.br/estatisticas/SISAPTO [acessado em 20 de 06 de mai. 2016]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.