OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna

Autores

  • Tânia Maria de Oliveira Rosa UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Márcia Regina Silva Freitas Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Tânia Maria de Oliveira Rosa Universidade Federal do Tocantins
  • Márcia Regina Silva Freitas Universidade Federal do Tocantins
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

avaliação externa, SISAPTO, ensino de leitura, semiótica discursiva, nível narrativo

Resumo

Neste trabalho analisamos as questões de língua portuguesa na avaliação de entrada do SISAPTO (Sistema de Avaliação Permanente do Tocantins) realizada em 2016, aplicada na rede estadual de ensino tocantinense para o Ensino Médio. Partindo dos descritores que definem diferentes competências a serem avaliadas, a prova tem como um de seus principais objetivos orientar para direções referentes ao ensino de língua materna na escola pública, em princípio, privilegiando o texto como unidade de ensino e a leitura como foco. A análise das questões evidencia o modo como o texto deveria ser trabalhado na escola, segundo um modelo que se reitera desde 2011: a leitura restrita à decifração, o texto sendo empregado como mero recurso para identificação de gêneros pelo aluno, a fragmentação e a descontextualização impedindo a produção de sentidos, a abordagem do texto literário não considerado na sua especificidade. Subsidia nossa reflexão a semiótica discursiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria de Oliveira Rosa, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Araguaína/Tocantins, Brasi

Márcia Regina Silva Freitas, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Araguaína/Tocantins, Brasil

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Orientadora; Docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFT) Universidade Federal do Tocantins (UFT), Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional/UFT (ProfLetras),  Araguaína/Tocantins, Brasil

Referências

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru, SP: EdUSC, 2003.

BRASIL. Plano decenal de Educação para Todos. Brasília, MEC, 1993.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O IDEB e o censo escolar na educação básica, 2011. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/ideb [acessado em 06 de mai 2016]

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

FONTANILLE, J. Pour changer commencer pour la fin: digression sur la rationalité didadique: In: FONTAILLE, Jacques (org.). Sémiotique didadique. Actes semiotiques. , 42 jun. 1987, p. 5 – 8.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2012.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

_____. Linguística Textual: Retrospecto e Perspectivas. Revista Alfa, São Paulo, v. 41, p. 67-78, 1997.

LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia, São Paulo, PUC, n. 2, p. 19-56, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, ed. 17, 2005.

TOCANTINS. Guia da Aprendizagem, versão do professor. 2016. Disponível em: http://seduc.to.gov.br/estatisticas/SISAPTO [acessado em 20 de 06 de mai. 2016]

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Rosa, T. M. de O., Freitas, M. R. S., Silva, L. H. O. da, Rosa, T. M. de O., Freitas, M. R. S., & Silva, L. H. O. da. (2016). OS TEXTOS NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PERMANTENTE DO TOCANTINS (SISAPTO): análise de uma orientação de sentidos para o ensino de língua materna. EntreLetras, 6(2), 155–169. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2743

Edição

Seção

Temas Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>