ENTRE O LITERÁRIO E O EXISTENCIAL, A “ESCREVIVÊNCIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO NA CRIAÇÃO DE UM PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NO ROMANCE PONCIÁ VICÊNCIO
Resumo
Resumo: O artigo apresentado discute o romance Ponciá Vicêncio, escrito por Conceição Evaristo, como um texto que se constrói entre o literário e o existencial. A perspectiva de análise da produção literária é filosófica, destacando o questionamento à existência humana negra, através da abordagem criada pela autora, com enfoque nas experiências de afro-brasileiros, mas com particular atenção àquelas que dizem respeito às mulheres negras na sociedade brasileira.
Palavras-chave: existência negra; autoria negra; “escrevivência”; Ponciá Vicêncio.
Abstract: The article presented discusses the novel Ponciá Vicêncio, written by Conceição Evaristo, as a text that is constructed between the literary and the existential. The perspective of analyzing literary production is philosophical, emphasizing the questioning of black human existence, through the approach created by the author, focusing on the experiences of Afro-Brazilians, with particular attention to those that concern black women in Brazilian society .
Keywords: black existence; black authorship; “escrevivência”; Ponciá Vicêncio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.