O LEITOR-LITERÁRIO ENTRE OS MUROS DA ESCOLARIZAÇÃO
ANÁLISE DA (IN) VISIBILIDADE DA LITERATURA INFANTIL NA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p115Palavras-chave:
Literatura Infantil; Escolarização; BNCCResumo
Esta pesquisa aborda a Literatura Infantil a partir de um diálogo entre a leitura escolarizada e os critérios pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trilha-se uma análise que protagoniza o leitor-literário infantil e o lugar da literatura no documento em pauta. Com efeito, contribui-se com noções reflexivas de as escolhas literárias devem levar em consideração um leitor infantil em formação, com aspectos cognitivos e psicossociais típicos de cada idade ou etapa de ensino, (não) possuidor de repertórios literários e imbricado de suas práticas sociais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, DF, 2018.
BRITTO, L.P.L. Letramento e Alfabetização: implicações para a educação infantil. In: COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual/ Teresa Colomer; tradução Laura Sandroni. - São Paulo: Global, 2003.
FARIA, A.L.G & MELLO, S.A. (orgs.) O Mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
GOULART, C. Educação Infantil: “nós já somos leitores e produtores de textos”. Presença Pedagógica. v.11, n. 63, p. 16-21, Mai./Jun. 2005.
LAJOLO, Marisa Philbert. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na república velha / Marisa Lajolo. Rio de Janeiro: GLOBO, 1982.
QUEIROZ, Vera. Crítica literária e estratégias de gênero. Niterói: EDUFF, 1997.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor 3ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Difel, 2009.
RAMOS, Anna Claudia. Nos bastidores do imaginário: criação e literatura infantil e juvenil. São Paulo: DCL, 2006.
SOARES, Magda Becker. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. 2. ed. São Paulo: Global, 2004a.
SOARES, Magda Becker. A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: de EVANGELISTA, Aracy, et al. (Orgs.). A Escolarização da Literatura: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infanto juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (orgs). Escolarização da leitura literária. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SCHMIDT, Rita Teresinha. Repensando a cultura, a literatura e o espaço da autoria feminina. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
ZILBERMAN, Regina. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.