O LEITOR-LITERÁRIO ENTRE OS MUROS DA ESCOLARIZAÇÃO

ANÁLISE DA (IN) VISIBILIDADE DA LITERATURA INFANTIL NA BNCC

Autores

  • Camila Rodrigues Viana UFMA
  • Janete Silva dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p115

Palavras-chave:

Literatura Infantil; Escolarização; BNCC

Resumo

Esta pesquisa aborda a Literatura Infantil a partir de um diálogo entre a leitura escolarizada e os critérios pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trilha-se uma análise que protagoniza o leitor-literário infantil e o lugar da literatura no documento em pauta. Com efeito, contribui-se com noções reflexivas de as escolhas literárias devem levar em consideração um leitor infantil em formação, com aspectos cognitivos e psicossociais típicos de cada idade ou etapa de ensino, (não) possuidor de repertórios literários e imbricado de suas práticas sociais.

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Referências

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Publicado

2019-11-15

Como Citar

Viana, C. R., & Silva dos Santos, J. (2019). O LEITOR-LITERÁRIO ENTRE OS MUROS DA ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DA (IN) VISIBILIDADE DA LITERATURA INFANTIL NA BNCC. EntreLetras, 10(2), 115–124. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p115