VOZ Y REPRESENTACIÓN DE LA INFANCIA EN EL PROYECTO LITERARIO DE LYGIA BOJUNGA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p85Palavras-chave:
Literatura, voz, representação, subalternidade, emancipaçãoResumo
Este trabalho estudará como a narrativa de Lygia Bojunga emerge no palco da literatura para dar voz e representar o discurso da infância. A representação será estudada a partir de duas abordagens: o de -representar- como -falar em nome de- e -representar-, a partir de uma perspectiva performática, compreendendo que na obra dessa autora a forma narrativa se articula com a forma teatral para, a partir de um discurso metaliterário, estimular a emergência de uma consciência crítica e promover a ruptura da subalternidade à qual a infância está sujeita. Para este trabalho, foi implementada uma metodologia de recorte bibliográfico, fazendo-se uma revisão de dez livros da autora, publicados entre 1972 e 1988, sendo consideradas as ideias de Djamila Ribeiro, Gayitri Spivak, Antonio Cándido, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Teresa Anduetto, entre outros autores para dar suporte teórico às abordagens expressadas.
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