GRADAÇÃO NA DESCRIÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE AVALIATIVIDADE
Resumo
O objetivo do presente trabalho é investigar em que medida o subsistema deGradação aparece nas descrições dos gêneros discursivos em livros didáticos (doravante LDs)e de que maneira essas descrições lidam com o conceito de gênero. Para tanto, as seçõesGenre Analysis de dois LDs, volumes 1 e 2, de língua inglesa da coleção Prime para o ensinomédio foram analisadas. Os resultados demonstram que há Avaliatividade expressa pelosubsistema de Gradação nas proposições apresentadas nas seções dos LDs. As marcas deGradação, por meio dos itens avaliativos de Força, mostram um baixo grau decomprometimento modal das autoras em relação às proposições, mas ao mesmo tempo existeuma descrição dos gêneros discursivos (na maioria dos casos) considerando-os como textoscom padrões recorrentes e não como eventos comunicativos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.