ENTRE A LEGITIMAÇAO E A DESLEGITIMIDADE: SOBRE A CULTURA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURAS
Resumo
A contemporaneidade, conforme elucidam os pressupostos educacionais presentesnos PCNs e nas OCNs, tem se revelado um tempo de profícuas discussões sobre aimportância da incorporação dos componentes culturais constitutivos do horizonte social doaluno no âmbito do ensino, tanto de língua materna ou estrangeira como das literaturas. Emconcordância com a pertinência dessas discussões, esse trabalho pretende dar ênfase ànecessidade de se trazer para a instância do ensino de línguas e literaturas na Unemat(Universidade Estadual do Mato Grosso) componentes culturais correspondentes as etniasindígenas que habitavam e habitam a região do município de Tangará da Serra, onde estáinstalado um dos campi da Unemat. Almeja-se também sinalizar que a valorização do local noensino de línguas e literaturas torna-se importante em qualquer nível de ensino, seja médio,fundamental ou universitário e pode contribuir para ampliar o imaginário cultural dos alunos eatuar na dissolução de preconceitos e intolerâncias.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.