VINGANÇA, JUSTIÇAMENTO: UMA ANÁLISE DO FILME AÇÃO ENTRE AMIGOS

Autores

  • Cássio Santos Melo

Resumo

O artigo que ora apresentamos objetiva analisar o filme brasileiro Ação entre amigos (1998) e como a memória da ditadura militar brasileira aparece representada na sua trama. Procuramos, também, explorar como a mídia cinematográfica traz a tona constantemente esta memória do passado recente brasileiro, demonstrando que ainda há diversos mal entendidos a serem resolvidos com este passado, não bastando apenas recalcá-lo como assim o querem os governantes brasileiros contemporâneos. A versão apresentada aqui é uma adaptação do texto que produzimos para a conclusão da Disciplina “História e Retórica da Imagem” ministrada pelo Professor Marcos Silva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Santos Melo

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo e Mestre em História pela Unesp de Assis. Atualmente é Professor de História da Universidade Federal do Acre. Para a conclusão deste artigo, agradeço às leituras e sugestões do Professor Dernival Venâncio Júnior, as quais foram de grande valia.

Downloads

Como Citar

Santos Melo, C. (2014). VINGANÇA, JUSTIÇAMENTO: UMA ANÁLISE DO FILME AÇÃO ENTRE AMIGOS. EntreLetras, 3(2). Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/950