A INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA DA CIDADE DE TOCANTINÓPOLIS-TO SOBRE OS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p33-50Palavras-chave:
fenómenos urbanos, Tocantinópolis, Região Bico do Papagaio, Influência socioeconômicaResumo
A presente pesquisa tem por natureza a análise científica dos fenômenos urbanos e socioeconômicos na cidade de Tocantinópolis – TO, localizada na região do Bico do Papagaio no extremo norte do Estado do Tocantins, região amazônica. Tem o objetivo de compreender a sua influência socioeconômica sobre os municípios circunvizinhos, buscando identificar quais deles dependem direta e/ou indiretamente socioeconomicamente da referida cidade. A pesquisa visa suprir a necessidade de estudos e materiais bibliográficos sobre as questões socioeconômicas e territoriais que se encontram na região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado do Tocantins. Os poucos trabalhos desenvolvidos e publicados sobre a temática ainda são insatisfatórios perante a gama de problemas socioeconômicos e socioterritoriais da referida região.
Referências
BECKER, Bertha K. Amazônia. Série Princípios. São Paulo: Editora Ática, 1990.
BEZZI, Meri Lourdes. Região: uma (re) visão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria: Ed. EDUFSM, 2004.
BRASIL. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/tocantins/tocantinopolis.pdf Acesso em: 03 de março de 2017.
BRASIL. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: http://CIDADEs.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=172120 Acesso em: 03 de março de 2017.
CORREIA, Aldenora Alves. Boa Vista do “Padre João”: Tocantinópolis-Goiás. Goiânia: Casa Editora APLIC, 1977.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio o dicionário da língua portuguesa. 8. Ed. Curitiba: Positivo, 2010.
LENCIONE, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2009.
RODRIGUES, Lysias Augusto. O Rio Dos Tocantins. Goiânia: UNIGRAF, 1978.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, Milton. Espaço e método. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2014.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
SAQUET, Marco Aurélio. Abordagens e concepções de território. Coleção Geografia em Movimento. 3. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
SOUSA, Carlos Antônio de Oliveira (org.). Tocantinópolis: 150 anos de urbanização. Goiânia: Kelps, 2008.
SOUSA, Carlos Antônio de Oliveira. Repensando o turismo em Tocantinópolis: críticas e possíveis viabilidades. Goiânia: Kelps, 2007.
TOCANTINS. Secretária de Planejamento, 2015. Disponível em: http://to.gov.br/reas-de-interesse/cultura/patrimonio-cultural/CIDADEs-e-monumentos-historicos/tocantinopolis/ Acesso em: 03 março de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.