AS MUDANÇAS DA PAISAGEM NA AVENIDA GUAÍBA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO ATACADO BARATÃO, NO SETOR ARAGUAÍNA SUL, EM ARAGUAÍNA-TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.15527Palavras-chave:
Geografia Urbana, Araguaína-TO, Paisagem Urbana, Araguaína SulResumo
A metamorfose do espaço urbano tem sido objeto de estudo da Geografia há muito tempo e, atualmente, ganha certo grau de destaque, visto que as transformações da forma, da função e da estrutura das paisagens acontecem de maneira cada vez mais complexa e rápida. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma análise sobre as mudanças ocorridas na paisagem da avenida Guaíba, localizada no setor Araguaína Sul, em Araguaína – TO, a partir da construção e implementação do supermercado “Atacado Baratão”. À luz da ciência geográfica, a categoria analítica empregada foi a de paisagem, a qual nos dá subsídios teórico-metodológicos para compreender as transformações ocorridas ao longo do tempo na configuração das áreas rurais e urbanas. A partir da abordagem qualitativa, a metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa se caracterizou por meio de: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa de campo; análise dos dados e informações; e, por fim, redação do trabalho. Constatou-se que a área em análise sofreu uma série de mudanças em sua paisagem, em função da implantação do “Atacado Baratão”, o qual faz parte rede local de vendas no atacado e no varejo.
Referências
BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2022. Disponível em: < https://censo2022.ibge.gov.br/ >. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Institui o Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 março 2015.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade (1º Ed) são Paulo 1992.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. São Paulo hoje: As contradições no processo de reprodução do espaço. Scripta Nova - REVISTA ELECTRÓNICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES. Universidad de Barcelona, 2007.
CORRÊIA, Roberto Lobato. O espaço Urbano. 4º Ed São Paulo. Editora Àtico 2005.
G1 Tocantins. Censo 2022 registra aumento no número de habitantes em Palmas, Araguaína e Porto Nacional. 2022. (online). Disponível em: < https://g1.globo.com/to/tocantins/ >. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JELLYCOE, G; JELLYCOE, S. EL paisaje del hombre: La conformacion Del entorno desde La prehistoria hasta nuestros dias. Barcelona: Editorial gili, 1995.
LAMAS, José Manuel Ressano Garcia. Morfologia Urbana e desenvolvimento da cidade. 3ºed porto. Fundação Coloisti Gulbenkian, 2004.
LANDIM, P. C. (2003). Desenho da paisagem urbana: as cidades do interior paulista (1ºed) são Paulo. Universidade estadual de São Paulo.
MORAIS, Itamar Araújo. Araguaína (TO): enquanto cidade média no contexto regional. 2014. 130 f.. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2014.
PEREIRA, Aires José. Leituras de paisagens urbanas: um estudo de Araguaína - TO. 2013. 316 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.47
SANTOS, Milton. A natureza do espaço técnico e tempo razão e emoção. São Paulo. Editora da universidade de são Paulo 2006 ( coleção Milton Santos 1)
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo. Edusp. 2008 ( coleção Milton santos 12)
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teóricos da geografia. Huatec são Santos, Milton. Paulo, 1988.
SAUER Carl Ortwin. A morfologia da paisagem. In: CORRÊIA, Roberto Lobato, ROSENDAHL, Zeni (orgs). Paisagem tempo e cultura. Rio de janeiro. Ed UFRJ 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.