DAS DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS NAS CIDADES AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO TERRITÓRIO
Trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.17409Palavras-chave:
Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, Itinerário formativo, Atuação docenteResumo
Este artigo visa apresentar a trajetória formativa desenvolvida por mim no contexto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT do campus de Porto Nacional entre 2013 – ano de meu ingresso como professor no programa – e 2023. Não obstante, intenciona realizar uma análise desse itinerário formativo sob a luz das tendências investigativas que se sucederam no interregno e a sua influência sobre as dissertações produzidas pelos orientados. O ponto de partida da análise é a constituição da primeira disciplina ministrada por mim no programa, Dinâmica Socioterritorial nas Cidades: urbanização e metropolização; a sua revisão, que alterou o subtítulo para “urbanização e regionalização”; a instituição de uma segunda perspectiva investigativa a partir da disciplina Desenvolvimento Regional, Cidades e Educação, alterada posteriormente para Educação, Território e Desenvolvimento Regional; e, por fim, à definição da última disciplina, intitulada Dinâmica Territorial do Cerrado e da Amazônia. Ressalta-se que todas estas disciplinas foram embasadas em leituras materialistas históricas da realidade espacial, com foco nas teorias da produção social do espaço e da educação crítica.
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