DAS DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS NAS CIDADES AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO TERRITÓRIO

Trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT

Autores

  • Adão Francisco de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.17409

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, Itinerário formativo, Atuação docente

Resumo

Este artigo visa apresentar a trajetória formativa desenvolvida por mim no contexto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT do campus de Porto Nacional entre 2013 – ano de meu ingresso como professor no programa – e 2023. Não obstante, intenciona realizar uma análise desse itinerário formativo sob a luz das tendências investigativas que se sucederam no interregno e a sua influência sobre as dissertações produzidas pelos orientados. O ponto de partida da análise é a constituição da primeira disciplina ministrada por mim no programa, Dinâmica Socioterritorial nas Cidades: urbanização e metropolização; a sua revisão, que alterou o subtítulo para “urbanização e regionalização”; a instituição de uma segunda perspectiva investigativa a partir da disciplina Desenvolvimento Regional, Cidades e Educação, alterada posteriormente para Educação, Território e Desenvolvimento Regional; e, por fim,  à definição da última disciplina, intitulada Dinâmica Territorial do Cerrado e da Amazônia. Ressalta-se que todas estas disciplinas foram embasadas em leituras materialistas históricas da realidade espacial, com foco nas teorias da produção social do espaço e da educação crítica.

Biografia do Autor

Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em História, mestre em Sociologia, doutor e pós-doutor em Geografia. É professor da graduação e do programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins – campus de Porto Nacional. Atualmente é o presidente da ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BARROS, J. D'A. História e Historiografia: todas as interações possíveis. In: BARROS, José D'Assunção. (Org.). A Historiografia como Fonte Histórica. 1ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, v. 1, p. 15-77.

BARROS, N. C. de. A historiografia da geografia e suas controvérsias: apreciação de um debate. Revista Geográfica de Instituto Panamericano de Geografia e História, México, n.139, p.83-102, 2006.

BÓ, F. M. Fronteira capitalista e conflitos territoriais: a região do Bico do Papagaio – Tocantins. 96 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

CARVALHO, G. P. de. O ensino de geografia no contexto da educação na alternância: O caso da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. 128 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

CARVALHO, S. L. de S. Autossegregação urbana em Imperatriz/MA: um estudo a partir dos condomínios horizontais do bairro Santa Inês. 212 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

DGP. CNPq. Grupo de Pesquisa OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6213708446494875. Acessado em 25/08/2023.

FERRARI, L. M. G. B. Políticas territoriais e cidadania: Programa Territórios da Cidadania no Estado do Tocantins. 90 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

FERREIRA, R. C. Cartografia da desigualdade regional no Tocantins: as microrregiões tocantinenses mediante os indicadores sócio educacionais. 132 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2021.

GÓMEZ, J. R. M. (2006). Desenvolvimento em desconstrução: narrativas escalares sobre desenvolvimento territorial rural. 438 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo.

GUILHERME, O. D. da S. Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e a aplicação dos instrumentos de gestão ambiental na cidade de Porto Nacional – Tocantins. 112 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, coleção “Geografia e Adjacências”, 2006.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Editora Morais, 1991.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Rio de Janeiro: Elphos, 1989.

MARCÍLIO JÚNIOR, R. T. Palmas para além do Plano Diretor: dialogos entre o planejamento urbano e a produção do espaço urbano. 84 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

MARINHO JUNIOR, J. de S. Estudo bibliométrico sobre a educação do campo no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia na região Norte (2010-2020): uma análise teórico-metodológica e conceitual. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 3ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1990.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1993.

MENEZES, V. S. A historiografia da geografia acadêmica e escolar: uma relação de encontros e desencontros. Geografia Meridionalis, V. 1, N. 2, p. 343-362, jul.-dez./2015.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: Volume 1 - as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.

MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: Volume 2 - as matrizes da renovação. São Paulo: Contexto, 2009.

MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: Volume 3 - as matrizes brasileiras. São Paulo: Contexto, 2010.

NAVES, W. F. Geografia do voto no Tocantins: influências e disputas territoriais nos processos eleitorais entre 2002 e 2018. 117 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

OLIVEIRA, H. M. Verticalização urbana e segregação socioespacial em Imperatriz-MA: uma abordagem a partir dos bairros Jardim Três Poderes e Maranhão Novo. 205 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

OLIVEIRA JÚNIOR, J. da S. Um panorâma sobre a trajetória da Geografia enquanto ciência e disciplina escolar. Caminhos de Geografia, V. 21, N. 74, p. 178-193, abr./2020.

PACHECO, D. A. Reprodução do espaço urbano: estudo de caso em Porto Nacional – Tocantins. 115 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

REIS, R. S. A (re)produção do espaço urbano na porção sul de Paraíso do Tocantins-TO. 121 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

ROCHA, C. Educação e desenvolvimento regional: um estudo das escolas famílias agrícolas no Tocantins. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

SANTOS, L. J. dos. O uso de jogos didático-pedagógicos no ensino de Geografia: um olhar para as escolas públicas de conceição do araguaia (PA). Projeto de dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

SANTOS, M. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 6ª ed. São Paulo: Edusp, coleção “Milton Santos 2”, 2008a.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, coleção “Milton Santos 7”, 2008b

VENTURINI, P. C. do N. O espaço urbano e a qualidade de vida: a cidade de Porto Nacional - Tocantins. 190 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

VOLTARELI, K. C. F. A. A pandemia da Covid-19 e a ampliação das desigualdades socioeducacionais: uma análise de Palmas - TO a partir do IDSED. Projeto de dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.

Downloads

Publicado

2023-09-25

Como Citar

OLIVEIRA, Adão Francisco de. DAS DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS NAS CIDADES AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO TERRITÓRIO: Trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 490–507, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.17409. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17409. Acesso em: 19 jan. 2025.