DAS DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS NAS CIDADES AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO TERRITÓRIO
Trajetória de um itinerário formativo no PPGG-UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.17409Palavras-chave:
Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, Itinerário formativo, Atuação docenteResumo
Este artigo visa apresentar a trajetória formativa desenvolvida por mim no contexto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT do campus de Porto Nacional entre 2013 – ano de meu ingresso como professor no programa – e 2023. Não obstante, intenciona realizar uma análise desse itinerário formativo sob a luz das tendências investigativas que se sucederam no interregno e a sua influência sobre as dissertações produzidas pelos orientados. O ponto de partida da análise é a constituição da primeira disciplina ministrada por mim no programa, Dinâmica Socioterritorial nas Cidades: urbanização e metropolização; a sua revisão, que alterou o subtítulo para “urbanização e regionalização”; a instituição de uma segunda perspectiva investigativa a partir da disciplina Desenvolvimento Regional, Cidades e Educação, alterada posteriormente para Educação, Território e Desenvolvimento Regional; e, por fim, à definição da última disciplina, intitulada Dinâmica Territorial do Cerrado e da Amazônia. Ressalta-se que todas estas disciplinas foram embasadas em leituras materialistas históricas da realidade espacial, com foco nas teorias da produção social do espaço e da educação crítica.
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BARROS, J. D'A. História e Historiografia: todas as interações possíveis. In: BARROS, José D'Assunção. (Org.). A Historiografia como Fonte Histórica. 1ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, v. 1, p. 15-77.
BARROS, N. C. de. A historiografia da geografia e suas controvérsias: apreciação de um debate. Revista Geográfica de Instituto Panamericano de Geografia e História, México, n.139, p.83-102, 2006.
BÓ, F. M. Fronteira capitalista e conflitos territoriais: a região do Bico do Papagaio – Tocantins. 96 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
CARVALHO, G. P. de. O ensino de geografia no contexto da educação na alternância: O caso da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. 128 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
CARVALHO, S. L. de S. Autossegregação urbana em Imperatriz/MA: um estudo a partir dos condomínios horizontais do bairro Santa Inês. 212 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
DGP. CNPq. Grupo de Pesquisa OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6213708446494875. Acessado em 25/08/2023.
FERRARI, L. M. G. B. Políticas territoriais e cidadania: Programa Territórios da Cidadania no Estado do Tocantins. 90 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
FERREIRA, R. C. Cartografia da desigualdade regional no Tocantins: as microrregiões tocantinenses mediante os indicadores sócio educacionais. 132 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2021.
GÓMEZ, J. R. M. (2006). Desenvolvimento em desconstrução: narrativas escalares sobre desenvolvimento territorial rural. 438 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo.
GUILHERME, O. D. da S. Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e a aplicação dos instrumentos de gestão ambiental na cidade de Porto Nacional – Tocantins. 112 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, coleção “Geografia e Adjacências”, 2006.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Editora Morais, 1991.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Rio de Janeiro: Elphos, 1989.
MARCÍLIO JÚNIOR, R. T. Palmas para além do Plano Diretor: dialogos entre o planejamento urbano e a produção do espaço urbano. 84 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
MARINHO JUNIOR, J. de S. Estudo bibliométrico sobre a educação do campo no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia na região Norte (2010-2020): uma análise teórico-metodológica e conceitual. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 3ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1990.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1993.
MENEZES, V. S. A historiografia da geografia acadêmica e escolar: uma relação de encontros e desencontros. Geografia Meridionalis, V. 1, N. 2, p. 343-362, jul.-dez./2015.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: Volume 1 - as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: Volume 2 - as matrizes da renovação. São Paulo: Contexto, 2009.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: Volume 3 - as matrizes brasileiras. São Paulo: Contexto, 2010.
NAVES, W. F. Geografia do voto no Tocantins: influências e disputas territoriais nos processos eleitorais entre 2002 e 2018. 117 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
OLIVEIRA, H. M. Verticalização urbana e segregação socioespacial em Imperatriz-MA: uma abordagem a partir dos bairros Jardim Três Poderes e Maranhão Novo. 205 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
OLIVEIRA JÚNIOR, J. da S. Um panorâma sobre a trajetória da Geografia enquanto ciência e disciplina escolar. Caminhos de Geografia, V. 21, N. 74, p. 178-193, abr./2020.
PACHECO, D. A. Reprodução do espaço urbano: estudo de caso em Porto Nacional – Tocantins. 115 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
REIS, R. S. A (re)produção do espaço urbano na porção sul de Paraíso do Tocantins-TO. 121 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
ROCHA, C. Educação e desenvolvimento regional: um estudo das escolas famílias agrícolas no Tocantins. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
SANTOS, L. J. dos. O uso de jogos didático-pedagógicos no ensino de Geografia: um olhar para as escolas públicas de conceição do araguaia (PA). Projeto de dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
SANTOS, M. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 6ª ed. São Paulo: Edusp, coleção “Milton Santos 2”, 2008a.
SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, coleção “Milton Santos 7”, 2008b
VENTURINI, P. C. do N. O espaço urbano e a qualidade de vida: a cidade de Porto Nacional - Tocantins. 190 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
VOLTARELI, K. C. F. A. A pandemia da Covid-19 e a ampliação das desigualdades socioeducacionais: uma análise de Palmas - TO a partir do IDSED. Projeto de dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.