AS TRANFORMAÇÕES PAISAGÍSTICAS DA AVENIDA NEBLINA EM ARAGUAÍNA (TO) NO PERÍODO DE CHUVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p53-66Palavras-chave:
paisagem urbana, transformações paisagísticas, chuvasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as transformações que ocorrem na paisagem da Avenida Neblina em Araguaína (TO) durante o período de chuva. A dinâmica paisagística ocorre pela ação combinada de vários fatores, dentre os quais destacamos a ação humana como fator primordial na transformação da paisagem. A metodologia utilizada foi em primeiro lugar, uma pesquisa a campo com levantamento de dados, o que permitiu uma melhor compreensão da área de estudo e a pesquisa bibliográfica, em artigos, jornais e pesquisas na internet, abordando referenciais teóricos pertinentes ao tema. O estudo demonstra que são vários os transtornos causados pela chuva afetando tanto os estabelecimentos comerciais quanto as residências nas proximidades do córrego que corta a Avenida Neblina. Verificou-se também que a falta de planejamento urbano é um agravante para tais transtornos.
Referências
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE:Censo Demográfico 1991, Contagem Populacional 1996, Censo Demográfico 2000, Contagem Populacional 2007e Censo Demográfico 2010.
MACHADO, C. A.; OLIVEIRA, V. M.Planejamento Ambiental para a Cidade de Araguaína–TO. Interface. Porto Nacional(TO), v.2, n. 2, p.52-65, maio 2005.
PEREIRA, Aires José.TANGARÁ DA SERRA: Nova Fronteira Agrícola e Sua Urbanização. 2. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2012.
PEREIRA, Aires José.ENSAIOS GEOGRÁFICOS E INTERDISCIPLINARIDADE POÉTICA: 4. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2015.
PEREIRA, Aires José. LEITURAS DE PAISAGENS URBANAS: Um estudo de Araguaína –TO. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013. (Tese de Doutorado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.