DESMATAMENTO E ADAPTAÇÕES DE AVES DE RAPINA NA ÁREA URBANA DE ARAGUAÍNA (TO)
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n7p120-141Palavras-chave:
Desmatamento, Expansão urbana, Aves de rapina, Cadeia alimentarResumo
O presente trabalho discute a expansão urbana da cidade de Araguaína (TO), mediante a construção da rodovia BR-153, evidenciando os impactos ambientais resultantes do desmatamento. Na implantação dessa importante via de ligação no território tocantinense, houve um aumento populacional significativo, devido ao grande número de trabalhadores de emprego e melhores condições de vida. A expansão de Araguaína em muito se deve a BR-153, que possibilitou o deslocamento de pessoas e cargas alavancando o comércio. A discussão principalmente sobre os impactos ambientais impostos às aves de rapinas/rapinantes, mediante a perda de seus territórios para a implantação de loteamentos residências é o foco desse trabalho, apresenta uma problematização de conscientização da importância da “cadeia alimentar” para o equilíbrio de um ecossistema, focando essas aves como fazendo parte do topo dessa cadeia. O trabalho demonstra também a vulnerabilidade dessas aves frente as inúmeras mudanças no seu habitat e as adaptações dos rapinantes na zona urbana de Araguaína, onde foi detectado a urbanização de algumas das aves monitoradas durante as pesquisas mediante o trabalho de campo, que deu suporte para que fosse possível desenvolver o presente estudo.
Referências
BRASIL, Senado Federal. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:Senado, 1998. 462 ps.
CARVALHO. E. P. História Natural, Morfologia, In: Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves de Rapina, série n° 5,ICMBIO, Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-deacao/penaverapina.pdf>. Acesso em 29/06/14 às 14:04
DIAS, R. S. da S.; BRITO, Eliseu Pereira de. Uma Análise Territorial a Partir da Rodovia Belém-Brasília em Araguaína (TO). Revista Tocantinense de Geografia. Araguaína: UFT, Ano 1-vol. 1,2012.pp. 01-12.I
NSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).Censo Demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
MACHADO, C. A. DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS In: Caminhos de Geografia (Uberlândia). Uberlândia: UFU, v.13, n.43, out/2012. pp.217-229.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.