OUTRAS ECONOMIAS NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO
a experiência da feira de economia popular e solidária da FACE/UFMG
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v13i30.19240Palavras-chave:
Economia popular e solidária, outras economias, extensão universitária, feira, comercializaçãoResumo
Há 10 anos, a Feira de Economia Popular e Solidária da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais constitui um espaço de trocas, conhecimento e diálogo sobre as outras economias no espaço universitário. Este artigo discute a experiência da Feira como projeto extensionista, abordando sua metodologia, o perfil dos participantes e os resultados alcançados. São utilizados dados de questionários aplicados junto aos feirantes e relatos obtidos em rodas de conversa realizadas em 2023. Destaca-se a multiplicidade de perfis dos participantes, embora a maior parte seja de mulheres autodeclaradas negras. São diversas também as motivações para a participação, o que permite que se entenda a Feira como um espaço de convergência de experiências e vivências diversas. Ressalta-se, ainda, a relevância da Feira como processo pedagógico contínuo através da criação de conexões, colaborações e afetos. Como aspecto fundamental desse movimento, encontra-se a apropriação do espaço da universidade – e de sua dinâmica cotidiana – pelas práticas econômicas populares.
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