INDICADORES PEIRS DE SUSTENTABILIDADE PARA A CARCINICULTURA EM ÁGUAS INTERIORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.19987

Palavras-chave:

Governança hídrica, Monitoramento ambiental, Indicadores socioambientais

Resumo

A carcinicultura em águas interiores do semiárido potiguar tem se expandido de forma crescente, impulsionada pelo potencial econômico da atividade, mas acompanhada de desafios ambientais relacionados ao uso intensivo de água e à geração de efluentes. Este estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, aplicou o modelo PEIRS, composto pelas dimensões Pressão, Estado, Impacto, Resposta e Sustentabilidade, com o objetivo de identificar e analisar 15 indicadores socioambientais aplicáveis à aquicultura continental no Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciaram que os indicadores de pressão e impacto, especialmente o consumo de água, o volume de efluentes e as alterações na fertilidade do solo, representam riscos significativos em um território marcado por escassez hídrica e elevada sensibilidade ecológica. Em contrapartida, estratégias como o reuso hídrico por bioflocos, a impermeabilização de viveiros, as certificações ambientais e o uso de fitorremediação demonstraram potencial para mitigar os efeitos adversos da atividade. A capacitação técnica dos trabalhadores também se mostrou fundamental para o fortalecimento da governança local e para a adoção de práticas produtivas mais eficientes. Conclui-se que o modelo PEIRS constitui uma ferramenta estratégica e replicável para sistematizar a sustentabilidade da carcinicultura e apoiar políticas públicas adaptadas às condições do semiárido brasileiro.

Biografia do Autor

Jeisse Marianne de Oliveira Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido(2020), graduação em Engenharia Ambiental e Sanitaria pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2023). Mestranda no programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulamentação de Recursos Hídricos.

Graziele Ferreira de Oliveira , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Possuo pós graduação em psicopedagogia clinica e institucional - Faculdade Vale do Salgado, Gestão, Supervisão e Orientação Educacional - Universidade Cândido Mendes, Ensino de biologia - Universidade Candido Mendes.Pós graduações concluída em educação ambiental e sustentabilidade - Universidade Cesumar e Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, Ciência é 10! - Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UNILAB Com experiência em gestão escolar (direção e coordenação) - 2015 a 2020. Atuação como professoras em series de ensino fundamental 1 e 2.Elaboração e execução de projetos voltados a área educacional. Mestranda no programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulamentação de Recursos Hídricos. 

Roberta Crhistiane Maltas da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2020) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2024). Mestranda no programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulamentação de Recursos Hídricos.

Jônnata Fernandes de Oliveira, Instituto Federal de Educação

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Mestre em Ciências Naturais pela UERN, Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN. Atuou como docente no Instituto Federal do Maranhão Campus Avançado Carolina (2017-2020), no Curso Técnico em Meio Ambiente, ministrando as disciplinas de Ecologia, Biomas Brasileiros e Projetos Ambientais. Foi docente no Instituto Federal do Ceará Campus Jaguaribe (2021-2023), no Curso de Graduação em Ciências Biológicas, lecionando Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Conservação, Ecologia Regional, Metodologia do Trabalho Científico e TCC. Também atuou como docente colaborador no Mestrado em Ciências Naturais da UERN, nas disciplinas de Estatística Multivariada (2016), Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais (2017) e Ecologia Aplicada (2018). Atualmente, desde 2023, é Professor EBTT (classe B-03) no Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Mossoró, onde ministra as disciplinas de Biologia no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente e Ecologia do Semiárido no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. É pesquisador nos seguintes grupos: Multidisciplinar de Pesquisas em Educação de Ciências Exatas, Humanas e da Natureza (IFCE/CNPq, 2023-atual), Ecologia e Sistemática Animal (UERN/CNPq, 2014-atual), Núcleo de Estudos de Ciências e Tecnologias Ambientais (IFRN/CNPq, 2024-atual), e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Ambiental e Recursos Pesqueiros (UFMA/CNPq, 2023-atual). Foi líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (IFMA/CNPq, 2018-2021). Possui experiência nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em ambientes de Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Restinga, Semiárido/Caatinga, Cerrado e Pantanal. Publicou 46 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 4 livros e 24 capítulos de livros. Seu índice de H-index é 4 (Web of Science), 6 (Scopus) e 8 (Google Scholar). Atualmente (2025), concluiu a especialização em Educação 4.0 pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (IMES), com interesse na utilização de metodologias ativas de ensino, com foco na aplicação dessas abordagens nas áreas específicas que ministra, buscando aprimorar o aprendizado dos alunos por meio de práticas inovadoras e interativas. 

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Departamento de Engenharias e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas de Pesquisa e Extensão universitária: Manejo e conservação de água e solo; Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental, Mitigação e Controle Ambiental. 

Rogério Taygra Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui Graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Pesca (Ufersa), com Mestrado em Ciência Animal - Ecologia e Conservação do Semiárido - e Doutorado em Ciência Animal - Produção e Conservação Animal no Semiárido - pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. É Professor Efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Possui experiência na área de Engenharia Ambiental e de Pesca, atuando principalmente na Gestão ambiental de ecossistemas costeiros; Recuperação de manguezais; Monitoramento ambiental de estuários; Levantamentos de biodiversidade de ecossistemas salinos; Avaliação de impactos ambientais.

Referências

ABCCAM. Associação Brasileira de Criadores de Camarão. Informações técnicas da carcinicultura. 2023. Disponível em: https://abccam.com.br. Acesso em: 10 maio 2025.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 312, de 10 de outubro de 2002. Dispõe sobre critérios e procedimentos para o uso de sedimentos em áreas estuarinas e marinhas. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/licenciamento/documentos/2002_Res_CONAMA_312.pdf. Acesso em: 18 dez. 2024.

BRITO, Luanny Dantas de; SILVA, Maria Cristina Crispim Basílio da. Potencial de uso de macrófitas aquáticas como ferramenta de fitorremediação na lagoa facultativa da Estação de Tratamento de Esgoto de Mamanguape-PB. Gaia Scientia, [S.L.], v. 16, n. 4, p. 94-118, 29 dez. 2022. Universidade Federal da Paraíba. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n4.44954. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n4.44954

BUSH, S. R.; BELTON, B.; HALL, D.; VANDERGEEST, P.; MURRAY, F. J.; PONTE, S.; OOSTERVEER, P.; ISLAM, M. S.; MOL, A. P. J.; HATANAKA, M. Certify Sustainable Aquaculture? Science, [S.L.], v. 341, n. 6150, p. 1067-1068, 6 set. 2013. American Association for the Advancement of Science (AAAS). http://dx.doi.org/10.1126/science.1237314. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1237314

CHIAIESE, Pasquale; PALOMBA, Francesca; TATINO, Filippo; LANZILLO, Carmine; PINTO, Gabriele; POLLIO, Antonino; FILIPPONE, Edgardo. Engineered tobacco and microalgae secreting the fungal laccase POXA1b reduce phenol content in olive oil mill wastewater. Enzyme And Microbial Technology, [S.L.], v. 49, n. 6-7, p. 540-546, dez. 2011. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.enzmictec.2011.06.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enzmictec.2011.06.002

FARIAS, Gustavo Oliveira. Impactos ambientais da carcinicultura em ambientes de baixa salinidade no semiárido brasileiro. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Pesca) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/32463/1/2016_tcc_gofarias.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.

FIGUEIRÊDO, Maria Cléa Brito de; ARAðJO, Lúcia de Fátima Pereira; ROSA, Morsyleide de Freitas; MORAIS, Lúcia de Fátima Sabóia de; PAULINO, Walt Disney; GOMES, Raimundo Bemvindo. Impactos ambientais da carcinicultura de águas interiores. Engenharia Sanitaria e Ambiental, [S.L.], v. 11, n. 3, p. 231-240, set. 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000300006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522006000300006

FIGUEIRÊDO, Maria Cléa Brito de; ARAðJO, Lúcia de Fátima Pereira; GOMES, Raimundo Bemvindo; ROSA, Morsyleide de Freitas; PAULINO, Walt Disney; MORAIS, Lúcia de Fátima Sabóia de. Impactos ambientais do lançamento de efluentes da carcinicultura em águas interiores. Engenharia Sanitaria e Ambiental, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 167-174, jun. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522005000200011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522005000200011

GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos; PAIVA, Melquíades Pinto. Impactos ambientais dos cultivos de camarões marinhos no nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, [S.L.], v. 36, n. 1-2, p. 23-28, 10 mar. 2017. Universidade Federal do Ceará (UFC). http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6487. DOI: https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6487

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção agropecuária: Carcinicultura no Rio Grande do Norte. 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/camarao/rn. Acesso em: 18 dez. 2024.

KIMPARA, Janaina Mitsue; ZADJBAND, Ariel David; VALENTI, Wagner Cotroni. Métodos para Medir a Sustentabilidade na Aquicultura. Embrapa Meio-Norte, 2012. 72 p. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/115655/1/Doc218.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2025.

LIMA, Juliana Schober Gonçalves; RIVERA, Elmer Ccopa; FOCKEN, Ulfert. Emergy evaluation of organic and conventional marine shrimp farms in Guaraíra Lagoon, Brazil. Journal Of Cleaner Production, [S.L.], v. 35, p. 194-202, nov. 2012. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.05.009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.05.009

LOPES, Dilliani Naiane Mascena. Fitorremediação de efluentes urbano e piscícola utilizando a microalga Chlorella vulgaris e adição de sua biomassa seca na dieta do camarão marinho Litopenaeus vannamei. 2022. 58 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65854. Acesso em: 15 mai. 2025.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Core Set of Indicators for Environmental Performance Reviews. Paris: OECD Publications, 1993. 35 p.

RIBEIRO, Luisa F.; EÇA, Gilmara F.; BARROS, Francisco; HATJE, Vanessa. Impacts of shrimp farming cultivation cycles on macrobenthic assemblages and chemistry of sediments. Environmental Pollution, [S.L.], v. 211, p. 307-315, abr. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.envpol.2015.12.031. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envpol.2015.12.031

RICHARDS, R.G.; MULLINS, B. J. Using microalgae for combined lipid production and heavy metal removal from leachate. Ecological Modelling, [S.L.], v. 249, p. 59-67, jan. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2012.07.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2012.07.004

RIO GRANDE DO NORTE. Governo do RN avança no processo de interiorização da carcinicultura no estado. 2024. Disponível em: https://www.rn.gov.br/materia/governo-do-rn-avanca-no-processo-de-interiorizacao-da-carcinicultura-no-estado/. Acesso em: 18 dez. 2024.

ROCHA, Itamar de Paiva. Carcinicultura Brasileira: Processos Tecnológicos, Impactos Socioeconômicos, Sustentabilidade Ambiental, Entraves e Oportunidades. Revista ABCCAM, 2011. Disponível em: https://abccam.com.br/wp-content/uploads/2011/03/carcinicultura%20brasileira%20-%20revista%20abcc%20-%20janeiro%202011.pdf. Acesso em: 15 mai. 2025.

RUIZ-MARTINEZ, A.; GARCIA, N. Martin; ROMERO, I.; SECO, A.; FERRER, J.. Microalgae cultivation in wastewater: nutrient removal from anaerobic membrane bioreactor effluent. Bioresource Technology, [S.L.], v. 126, p. 247-253, dez. 2012. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.biortech.2012.09.022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.biortech.2012.09.022

SILVA, Gustavo Henrique Gonzaga da; CAMARGO, Antonio Fernando Monteiro (orgs.). A bacia do Rio Apodi-Mossoró: aspectos ambientais, sociais e econômicos de uma bacia hidrográfica no semiárido do Rio Grande do Norte. Mossoró: EDUFERSA, 2022. 410 p. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/server/api/core/bitstreams/5a26639a-189d-4fa9-b42c-766fc900fbdd/content. Acesso em: 15 dez. 2024.

SÁ, Tadeu Dote; SOUSA, Rommel Rocha de; ROCHA, Ítalo Régis Castelo Branco; LIMA, Gutemberg Costa de; COSTA, Francisco Hiran Farias. Brackish Shrimp Farming in Northeastern Brazil: the environmental and socio-economic impacts and sustainability. Natural Resources, [S.L.], v. 04, n. 08, p. 538-550, 2013. Scientific Research Publishing, Inc. http://dx.doi.org/10.4236/nr.2013.48065. DOI: https://doi.org/10.4236/nr.2013.48065

SILVA, Hugo Juliano Hermogenes da; PIERRI, Naína. A retomada da carcinicultura no Brasil (2012–2020): flexibilização das normativas e impactos socioambientais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, [S.L.], v. 60, p. 182-205, 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/dma.v60i0.80348 DOI: https://doi.org/10.5380/dma.v60i0.80348

TUCCI, Carlos E. M. Águas urbanas. Estudos Avançados, [S.L.], v. 22, n. 63, p. 97-112, 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142008000200007

TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. Limnologia. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

VALENTI, Wagner C.; KIMPARA, Janaina M.; PRETO, Bruno de L.; MORAES-VALENTI, Patricia. Indicators of sustainability to assess aquaculture systems. Ecological Indicators, [S.L.], v. 88, p. 402-413, maio 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolind.2017.12.068. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2017.12.068

VAN BELLEN, Hans Michael. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. 256 p.

VICENTE, Danillo Nascimento; MELLO, Fabiola de Azevedo; SILVA, Renata Calciolari Rossi e. Carcinicultura brasileira: impactos e ações mitigadoras. Colloquium Agrariae, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 58-61, 20 dez. 2016. Associacao Prudentina de Educacao e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ca.2016.v12.n2.a141. DOI: https://doi.org/10.5747/ca.2016.v12.n2.a141

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UFMG, 2007.

WIDIYANTI, Prihanik Marlina. Environmental impacts of shrimp farming and benefit of pond intensification for sustainable aquaculture: A review. Proceeding International Conference on Science and Engineering, [S. l.], v. 4, p. 282–295, 2021. Disponível em: http://sunankalijaga.org/prosiding/index.php/icse/article/view/672. Acesso em: 16 mai. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

PEREIRA, Jeisse Marianne de Oliveira; OLIVEIRA , Graziele Ferreira de; SILVA, Roberta Crhistiane Maltas da; OLIVEIRA, Jônnata Fernandes de; BEZERRA, Joel Medeiros; FERNANDES, Rogério Taygra Vasconcelos. INDICADORES PEIRS DE SUSTENTABILIDADE PARA A CARCINICULTURA EM ÁGUAS INTERIORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 311–328, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.19987. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19987. Acesso em: 17 dez. 2025.