APLICAÇÃO DA EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLO (USLE) NA PREDIÇÃO A EROSÃO HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO FRANCISQUINHA – PORTO NACIONAL - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p100-112Palavras-chave:
USLE; erosão hídrica; geoprocessamentoResumo
Empregada em vários estudos para estimar a perda de solo por erosão laminar, a Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) tem demonstrado grande eficácia no diagnóstico da erodibilidade dos solos. O objetivo deste trabalho foi estimar o Potencial Natural Erosivo (PNE) e a perda de solo (ton/ha/ano) na bacia hidrográfica do córrego Francisquinha na cidade de Porto Nacional (TO). A metodologia consistiu na aplicação da (EUPS) para predizer a perda de solo na área investigada, fazendo uso do geoprocessamento, sistema de informação geográfica e do sensoriamento remoto. Os dados empregados na geração dos produtos temáticos são provenientes da Secretaria de Planejamento e Orçamento do estado do Tocantins (SEPLAN), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Serviço Geológico dos estados Unidos (USGS). Desta maneira, observou-se que 70,89% da área pesquisada apresenta (PNE), sendo classificada entre baixo a moderado potencial erosivo. Em contrapartida, 29,11% possui risco forte ou muito forte a erosão natural. Considerando-se a influência antrópica por meio do manejo do solo e práticas conservacionistas (CP) na equação, percebe-se que os locais mais sujeitos a erodibilidade situam-se no médio e baixo curso do córrego Francisquinha. Neste cenário, apenas 7,73% da porção centro-oeste da área de estudo apresentam de intensa perda de solo.
Referências
CREPANI, E.; MEDEIROS, J. S.; FILHO, P. H.; FLORENZANO, T. G; DUARTE, V.; BARBOSA, C. C. F. Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados ao Zoneamento Ecológico-Econômico e ao Ordenamento Territorial. São José dos Campos: INPE, 2001.
DESMET, P. J. J.; GOVERS, G.A GIS procedure for automatically calculating the USLE LS factor on topographically complex landscape units. Journal of Soil and Water Conservation, Ankeney, v. 51, p. 427-433, 1996.
FLORENZANO, T.G. Iniciação em sensoriamento remote / Teresa Gallotti Florenzano. – 3d. ampl. e atual. -- São Paulo : Oficina de Texto, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.