MOBILIDADE NA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO:

UMA ANÁLISE SOBRE OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Autores

  • Aires José Pereira Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • João Manoel Vasconcelos Filho UFRN
  • Mariane da Silva Reis UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p176-196

Palavras-chave:

Mobilidade – Araguaína – Portadores de Deficiência.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo esclarecer o que é uma pessoa com deficiência, busca mostrar as dificuldades que essas pessoas enfrentam todos os dias, a discriminação que elas sofrem e a falta de estrutura que as cidades, em especial Araguaína – TO têm para oferecer comodidade e segurança para a população. Aqui é apresentado modelos de outras cidades que buscaram alternativas para adaptar as mesmas, é relatado também o quê as pessoas com deficiência gostariam que fosse feito para que elas se sentissem mais seguras e que fizessem parte da sociedade sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação. Portanto, este trabalho vem para esclarecer várias dúvidas que as pessoas têm em relação ao deficiente, como se eles não vivessem normalmente. Uma pessoa com deficiência é como qualquer outra, a diferença é que ela precisa de adaptações para se locomover com segurança, para executar atividades bem feitas em seus trabalhos e só assim poderem ser respeitadas como qualquer ser humano, para que possam ter uma vida digna.

Biografia do Autor

Aires José Pereira, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em FILOSOFIA pelo CENTRO DE TEOLOGIA APLICADA INTEGRADA (2008), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO APOSTÓLICA (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é professor Assitente da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Araguaína - TO, cidade, ensino, urbanização e problemas sociais urbanos. Atualmente está cursando o Doutorado em Geografia pelo Programa DINTER - UFU/UFT

João Manoel Vasconcelos Filho, UFRN

possui graduação (Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em gestão territorial pela Universidade Federal da Paraíba (1997), graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, sob a orientação da Profa. Dra. Eduarda Marques da Costa. Atualmente é professor adjunto A, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, contradições urbanas, segregação espacial, paisagem, direito à moradia, renda da terra e ocupação urbana. Territórios e territorialidades. Relações de poder, dentre outras temáticas.

Referências

BARTALOTTI. Celina C. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidades? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2006.

CERIGNONI, Francisco N.; RODRIGUES, Maria P. Deficiência: uma questão política? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005.

CORREA. Roberto L. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

PEREIRA, Aires José; FILHO, João Manoel Vasconcelos; REIS, Mariane da Silva. MOBILIDADE NA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO:: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 176–196, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p176-196. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/3697. Acesso em: 19 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>