DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REGIONAL SEGUNDO A TEORIA DA BASE DE EXPORTAÇÃO

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Adalmário Mendes Nóbrega Universidade Federal do Tocantins
  • Messias Rodrigues Medeiros Universidade Federal do Tocantins
  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Adalmário Mendes Nóbrega Universidade Federal do Tocantins
  • Messias Rodrigues Medeiros Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v1n01p51-65

Palavras-chave:

Teoria da base de exportação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Regional.

Resumo

Este trabalho pretende mostrar os efeitos das exportações sob o nível do crescimento econômico de uma região, com base na teoria da base de exportação proposta por Douglass North, na década de 1950. Esta teoria foi elaborada com objetivo de explicar o desenvolvimento de algumas regiões que não seguiam o processo de desenvolvimento até então preconizado, elas se desenvolviam com produção destinada à exportação. Alguns países do sudeste asiático e certas regiões dos Estados Unidos também se desenvolveram com base nas exportações. O Brasil também experimentou certo desenvolvimento baseado nas exportações, mas em menor ritmo que outros países.

 

Biografia do Autor

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em  Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste  do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Graduado  em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.  Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor  de economia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2008. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da União do Ensino Superior de  Nova Mutum - Uninova, no período de 1997 a 1999. Diretor de Pesquisa da  União do Ensino Superior de  Nova Mutum - Uninova, de 1999 a 2000. Coordenador de Curso do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - Unidesc de 2003 a 2005. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Jesus Maria José - FAJESU de 2005 a 2008. Diretor de Avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT de 2008 a 2012. Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em  economia regional e urbana, pobreza, desigualdades, análise regional e Economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Adalmário Mendes Nóbrega, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela Universidade Federal do Tocantins e Servidor Público da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins.

Messias Rodrigues Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Economista pela Universidade Federal do Tocanitns - UFT e Servidor Público do Estado do Tocantins

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Economista pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins . Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária (EDUFT/ 2016-2019). Vice-presidente do Instituto Territorial do Centro Norte Brasileiro (IT Centro Norte/ PGDR-UFT). Membro do comitê técnico científico (PIBIC - CNPq/UFT). Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis-Inep/Mec. Tutor do Grupo PET de Ciências Econômicas da UFT. Diretor de Avaliação da Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT (2008 a 2012). Líder do Grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil - DRT Centro Norte ( CNPq/UFT). Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, Territorial e Local; Economia Regional e Urbana; Análise Regional e, Economia do Tocantins.

Adalmário Mendes Nóbrega, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Tocantins(2013). Atualmente é Tecnico Bancario da Caixa Econômica Federal de Tocantins. 

Messias Rodrigues Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Consultor e Professor, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT (2017), bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da base de exportação, lugares centrais, estudantes, desenvolvimento econômico e regional, pensamento econômico e análise de balanços. Tem experiência em docência como professor das disciplinas de Economia e Mercado, Gestão de Projetos Logísticos (TCC 1), Metodologia, Gestão Financeira, Matemática Aplicada, Pesquisa de Mercado e Gestão de Projetos.

Referências

HOOVER JR., E. M. Location Teory and The Shoe and Leather Industries. Cambridge; Harvard University, 1937.

LIMA, A. C. C. & SIMOES, R. F. Teorias do desenvolvimento regional e suas implicações de política econômica no pós-guerra: o caso do Brasil. Texto para discussão n° 358. Belo horizonte: UFMG/ CEDEPLAR. Setembro de 2009.

MARINO, P.L.Exportação de cacau, crescimento e desenvolvimento regional no sul da Bahia (1965-1980). Revista de economia, vol. 29, 2003.

MERELLES, A. E. F. & WANDERLEY, L. A.contribuiçãodateoria da base econômicapara oplanejamento regional. Disponívelem:<http://encontroeconomiaes.weebly.com/uploads/4/8/2/8/4828370/56_contribuies_para_o_planejamento_regional.pdf>. Acesso em 30/11/2011.

SCHWARTZMAN, J. O desenvolvimento da teoria da base de exportação como uma teoria do desenvolvimento regional. Tese de mestrado. Belo Horizonte, julho de 1973.

NORTH, D. Teoria da localização e crescimento econômico regional. In SCWARTZMAN, J. Economia Regional. Textos escolhidos. Belo Horizonte: Cedeplar, 1977.

SOUZA, N. J. Conceito e aplicação da teoria da base econômica. Perspectiva econômica, UNISINOS. São Leopoldo, RS. v. 10, n. 25, de p. 117-130, março 1980.

_____________ Exportações e crescimento econômico do RS -1951-2011. Revista Ensaios FEE. Porto Alegre, v. 23, n. esp., 2002.

TIEBOUT, C. A Pure Teory of Local Expenditures.Journal of Political Economy, vol. 64, pp. 416-424, 1956.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

OLIVEIRA, Nilton Marques de; NÓBREGA, Adalmário Mendes; MEDEIROS, Messias Rodrigues; OLIVEIRA, Nilton Marques de; NÓBREGA, Adalmário Mendes; MEDEIROS, Messias Rodrigues. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E REGIONAL SEGUNDO A TEORIA DA BASE DE EXPORTAÇÃO. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 51–65, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v1n01p51-65. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/517. Acesso em: 19 jan. 2025.