ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PAISAGEM URBANA DE ARAGUAÍNA – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v2n2p01-14Palavras-chave:
Paisagem Urbana, Araguaína-TO, cerrado brasileiroResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de paisagem epistemologicamente falando, bem como ele é aplicado na ciência geográfica, verificando como tem sido feitas as abordagens no Brasil e quais as influências de outras escolas que o país recebeu. O referido artigo vem acompanhado de leitura empírica e bibliográfica referente ao tema em questão por meio de um olhar crítico. A metodologia usada para a confecção do artigo foi, num primeiro momento, a leitura assídua de vários artigos e livros que discutem a conceituação de Paisagem, além de outros que trabalham a ocupação do cerrado Brasileiro e sua incorporação ao modelo econômico vigente no país.
Referências
ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Goiânia: As imagens da cidade e a produção do urbano. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia da Cidade.Goiânia: Alternativa, 2001.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Consumo do Espaço. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org) Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. (coleção caminhos da geografia).
LEITE, Maria Angela Faggin Pereira. Destruição ou desconstrução?São Paulo: Hucitec, 1994.MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem.In: R.RA'ECA. Curitiba: UFPR, 2004. n° 8, p. 83-91.
PEIXOTO, Valéria Maria Ribeiro. Transporte Coletivo Urbano e Qualidade de vida em Goiânia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia da Cidade.Goiânia: Alternativa, 2001.
PEREIRA, Aires José. Ensaios Geográficos e Interdisciplinaridade Poética. 3. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2012.
PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as forma do comércio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org) Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. (coleção caminhos da geografia).
SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
SCHIER, Raul. Trajetórias do conceito de Paisagem na Geografia in: R.RA'ECA. Curitiba: UFPR, 2003. n° 7, p. 79-85.
VENTURI, Luis Antonio Bittar. Ensaios Geográficos.São Paulo: Humanitas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.