DIVERSIDADE CULTURAL

um estudo de caso a partir dos ingressantes do curso de Letras-Língua Portuguesa/UFMT-CUR.

Autores

  • Ana Claudia Reis Bittencourt CUR/UFMT
  • Clésia Guimarães dos Santos
  • Adinael Jr. Pereira da Trindade
  • Káthia dos Santos Rocha universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p72-83

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Discentes. Universidade. Pluralidade

Resumo

O presente trabalho versa sobre Diversidade Cultural através de um estudo de caso realizado com os ingressantes do curso de Letras Português da UFMT/CUR. Para que o objetivo fosse alcançado, procurou-se analisar a diversidade cultural dos ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa que entraram no ano de 2018/1. Para tanto, determinamos os seguintes objetivos específicos: analisar a percepção que os ingressantes do curso de Letras Língua Portuguesa possuem sobre diversidade cultural; identificar a existência da diversidade cultural dos ingressantes do 1º ano do curso de Letras Língua Portuguesa e investigar a interação entre os possíveis grupos culturais identificados. Justifica-se a relevância do tema tendo em vista que o ambiente universitário é um espaço de vivencias, que nos possibilitam o enriquecimento a partir das diversidades culturais. O procedimento metodológico foi de natureza quantitativa e qualitativa, com o tipo de pesquisa estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de questionário. Para fundamentação das análises foram utilizadas as ideias de Leite (2014), Costa (2015), Leal (2013) dentre outros.  Os resultados apontaram que embora a diversidade seja algo natural, a mesma não é vista como tal, ocorrendo assim o aparecimento do preconceito e da discriminação.

Biografia do Autor

Ana Claudia Reis Bittencourt, CUR/UFMT

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atualmente, é aluna da Universidade Federal de Mato Grosso no curso de Letras - Língua Portuguesa e participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) oferecido pela UFMT.

Clésia Guimarães dos Santos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2016). Com especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade Albert Einstein(2017). Graduação em andamento no curso Letras- Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Adinael Jr. Pereira da Trindade

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017).

Káthia dos Santos Rocha, universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Tem experiência em Bibliotecas Escolares e Universitárias, assim como na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação.

Referências

Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Ações afirmativas nas universidades brasileiras. [S. l.: s. n.], [200?]. Disponível em: < https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/acoes.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2018.

ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Leitura e Universidade: comportamento de leitura na formação do pedagogo da UFPA. Revista Margens, Pará, v. 4, n. 5, p. 1-21, 2008. Disponível em:< http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/227.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2017.

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 9. ed. Brasileira: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2014.

BUGGEMANN, Odaléia Maria; PARPINELLI, Ângela Mary. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Revista da escola de enfermagem da USP. São Paulo, p. 563-568, 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n3/v42n3a20>. Acesso em: 16 mai. 2018.

CAMPOS, Luiz Fernando de Lara. Introdução à interação em sala de aula: elementos para compreensão. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, SP, v.1, n. 1, 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100012>. Acesso em: 08 set. 2018.

CAMPOS, Luiz Fernando de Lara. Introdução à interação em sala de aula: elementos para compreensão. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, SP, v.1, n. 1, 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100012>. Acesso em: 08 set. 2018.

CESAR, Ana Maria CESAR, Ana Maria Roux VAlentini Coelho. Método de estudo de caso (Case Studies) ou método do caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no ensino de pesquisa em administração. Revista Eletrônica Mackenzie de Casos, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2005. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2017.

FERNANDES, João André Tavares. Uma reflexão sobre a diversidade cultural na universidade: respeito às diferenças. Contribuiciones a las Ciências Sociales. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3183/420>. Acesso em: 12 set. 2018.

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori. Diversidade cultural: panorama atual e reflexões para a realidade brasileira. REAd, São Paulo, v.11, n. 5, ed. 47, set/out. 2005. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40623/25835>. Acesso em: 06 mai. 2018.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura – Um conceito Antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4362514/mod_resource/content/1/Bloco%20I%20-%20Texto%20-%20Cultura%20-%20um%20conceito%20antropol%C3%B3gico%20Roque%20Laraia.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2019.

LEAL, Alessandra dos Santos. Introdução à reflexão histórica do contexto da diversidade cultural no brasil e a manifestação da diversidade no ambiente escolar. In: SIMPOSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27, Natal, NR, 2013. Anais... Natal, NR: ANPUA, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2018.

LEITE, Maria Aparecida. Diversidade Cultural no contexto escolar. 2014. 54 f. Monografia (Especialização Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual de Paraíba, Paraíba, 2014. Disponível em:<http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5737/1/PDF%20-%20Maria%20Aparecida%20Leite.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. In:____. Técnicas de pesquisa 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. p. 86-91.

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDU, Vera Maria(orgs). Multiculturalismo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MULLER, Luiza de Souza. A interação professor- aluno no processo educativo. INTEFRAÇÂO ensino- pesquisa- extensão. [S. l.], ano 8, n. 31, 2002. Disponível em: https://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2018.

SAMPIERE, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo: rumo a um modelo integral. In:____. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Mcgraw-Hell, 2006. p. 5-7.

SAMPIERE, Roberto Hernànez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo: rumo a um modelo integral. In:___. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Mcgraw-Hell, 2006. p. 5-7.

SERFERT, Tatiane Andrade. Diversidade cultural. [S. l.: s. n.], [201?]. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/DIVERSIDADECULTURAL.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC: SEF, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf >. Acesso em: 05 set. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

BITTENCOURT, Ana Claudia Reis; SANTOS , Clésia Guimarães dos; TRINDADE, Adinael Jr. Pereira da; ROCHA, Káthia dos Santos. DIVERSIDADE CULTURAL: um estudo de caso a partir dos ingressantes do curso de Letras-Língua Portuguesa/UFMT-CUR. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 72–83, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p72-83. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/7632. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)