APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM JOVENS ADULTOS DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • David Carvalho Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Sandro Nobre Chaves Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Gleyvertom Landim Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Sacha Clael Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6159-3490

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v6n15764

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de aptidão física relacionada à saúde em jovens adultos. Estudos afirmam que a falta de atividade física aumenta a incidência de doenças, e cerca de 1,4 bilhões de pessoas correm risco de doenças degenerativas. No Brasil, 47% da população não atinge o mínimo de atividade física semanal, tal prática promove maior aptidão física do indivíduo, diminui as taxas de mortalidade causadas pelas doenças associadas ao sedentarismo e melhora a qualidade de vida. Métodos: Estudo descritivo, com amostra composta por 33 indivíduos de ambos os sexos, 15 homens e 18 mulheres. Foram realizados três testes para avaliar os níveis de aptidão física relacionada à saúde, sendo: flexibilidade (sentar e alcançar), resistência muscular localizada (abdominal máximo em 1 minuto), e capacidade cardiovascular (Teste de Cooper). Resultados: De forma geral, a maioria dos homens e mulheres da amostra atendem aos critérios de saúde, somente as mulheres não atenderam o critério no teste de aptidão cardiorrespiratória. Conclusão: O nível de aptidão física relacionada á saúde em jovens adultos da amostra se caracteriza dentro das médias pré-estabelecidas.

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Carvalho, D., Chaves, S. N., Landim, G., & Clael, S. (2023). APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM JOVENS ADULTOS DO DISTRITO FEDERAL. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 6(1). https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v6n15764

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