USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

Autores

  • Sacha Clael Universidade de Brasília
  • Bárbara de Caldas Melo
  • Viviane Giusti Balestrin UnB
  • Breno de Sousa Santana
  • Wagner Rodrigues Martins UnB

Palavras-chave:

COVID-19, Google Forms, Word, Excel, PowerPoint

Resumo

A pandemia da COVID-19 alterou a estrutura pedagógica da Educação, demandando aos professores utilizarem as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Entretanto, existiram desafios para essa implementação, como o espaço físico e a dificuldade na utilização das ferramentas, sendo assim o objetivo do presente estudo é verificar o conhecimento dos professores de instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil a respeito das TICs. Foi realizado um survey no Google Forms com 146 professores. O primeiro bloco de perguntas foi para caracterização amostral e o segundo bloco de perguntas foi para avaliar o conhecimento dos professores a respeito das TICs. As perguntas que avaliaram o nível de conforto com as ferramentas Word, Excel, PowerPoint e Google for Education foram utilizadas para medir os conhecimentos a respeito das TICs. A correlação de Spearman foi utilizada para verificar a associação da idade do professor e seus conhecimentos a respeito das TICs. O teste Exato de Fisher foi utilizado para verificar as diferenças entre grupos (público versus privado) com relação aos conhecimentos das TICs. De forma geral, foi observado um bom domínio dos professores em relação as TICs, não sendo observada associação entre a idade do professor e seus conhecimentos sobre as ferramentas (p > 0,05), e não houve diferença de conhecimento a respeito das TICs entre professores de instituições públicas e privadas (p > 0,05). Conclui-se que os professores de ensino superior de instituições públicas e privadas do Brasil possuem o conhecimento das TICs.

Palavras - Chave: Google Forms; Word; Excel; PowerPoint; COVID-19.

Referências

Singh RP, Javaid M, Haleem A, Suman R. Internet of things (IoT) applications to fight against COVID-19 pandemic. Diabetes Metab Syndr. 2020;14(4):521-4.

Schaffer MA, Sandau KE, Diedrick L. Evidence-based practice models for organizational change: overview and practical applications. J Adv Nurs. 2013;69(5):1197-209.

Larsen CM, Terkelsen AS, Carlsen AF, Kristensen HK. Methods for teaching evidence-based practice: a scoping review. BMC Med Educ. 2019;19(1):259.

Dua AB, Kilian A, Grainger R, Fantus SA, Wallace ZS, Buttgereit F, et al. Challenges, collaboration, and innovation in rheumatology education during the COVID-19 pandemic: leveraging new ways to teach. Clin Rheumatol. 2020;39(12):3535-41.

Glenn S. Information and communication technologies (ICT) in nursing education: is there a need for a more philosophical analysis? Nurse Educ Today. 2002;22(2):99-101.

Alonso KM. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade. 2008;29:747-68.

Al-Tamimi DM. Application of information and communication technologies in medical education. J Family Community Med. 2003;10(1):67-76.

Valcke M, De Wever B. Information and communication technologies in higher education: evidence-based practices in medical education. Med Teach. 2006;28(1):40-8.

Teixeira AL, Samora M, Vianna LC. Muscle metaboreflex activation via postexercise ischemia as a tool for teaching cardiovascular physiology for undergraduate students. Adv Physiol Educ. 2019;43(1):34-41.

Rashid T, Asghar HM. Technology use, self-directed learning, student engagement and academic performance: Examining the interrelations. Computers in Human Behavior. 2016;63:604-12.

Javaid M, Haleem A, Vaishya R, Bahl S, Suman R, Vaish A. Industry 4.0 technologies and their applications in fighting COVID-19 pandemic. Diabetes Metab Syndr. 2020;14(4):419-22.

Daniel SJ. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects (Paris). 2020;49(1):1-6.

Momo FDS, Behr A, Marcolin CB, Farias EDS. Um Diagnóstico do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. 2017;4(2):18.

Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Research methods in physical activity: Human kinetics; 2015.

Das A, Mishra S. Questionnaire on Faculty Use of Technology for Teaching and Learning. 2016. p. 69-79.

Crawford J, Butler-Henderson K, Rudolph J, Malkawi B, Glowatz M, Burton R, et al. COVID-19: 20 countries' higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning & Teaching. 2020;3(1):1-20.

Engel A, Salvador CC, Membrive A, Badenas JO. Information and communication technologies and students’ out-of-school learning experiences. Digital Education Review. 2018(33):130-49.

Regmi K, Jones L. A systematic review of the factors–enablers and barriers–affecting e-learning in health sciences education. BMC medical education. 2020;20(1):1-18.

Atmacasoy A, Aksu M. Blended learning at pre-service teacher education in Turkey: A systematic review. Education and Information Technologies. 2018;23(6):2399-422.

Pilabre AH, Ngangue P, Barro A, Pafadnam Y. An Imperative for the National Public Health School in Burkina Faso to Promote the Use of Information and Communication Technologies in Education During the COVID-19 Pandemic: Critical Analysis. JMIR Med Educ. 2021;7(2):e27169.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Clael, S., Melo, B. de C., Balestrin, V. G., Santana, B. de S., & Martins, W. R. (2024). USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 7, 57–67. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/abeducacaofisica/article/view/19354

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.