Correlação entre coordenação motora e idade de pré-escolares no Norte do Brasil

Autores

  • Joselia Marinho Dias Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Alesandra Araújo de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Joana Marcela Sales de Lucena Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Palavras-chave:

Coordenação Motora, Pré-escolares, Desenvolvimento motor, Infância

Resumo

Objetivo: Analisar o desenvolvimento da coordenação motora grossa, a partir das baterias de teste PROESP-Br e Bateria psicomotora (BPM), de crianças em idade pré-escolar, de uma escola da região norte do Brasil. Métodos: Pesquisa quantitativa transversal. Foram utilizadas as baterias de teste Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) e Bateria Psicomotora (BPM). A bateria de testes da PROESP-BR foi utilizada para avaliar as variáveis:  Índice de Massa Corporal (IMC), força de membros superiores (FMS), força de membros inferiores (FMI) e flexibilidade. A BPM foi utilizada para avaliar as habilidades: Equilibração, lateralização e praxia global, posteriormente classificadas em perfil hiperpráxico, eupráxico, dispráxico e apráxico. Resultados: Participaram do estudo 18 crianças com idade média de 5 anos (desvio padrão = 0,62). A força média de membros inferiores foi de 133 cm, 108 cm para a força de membros superiores e 72 cm para flexibilidade. Pela avaliação da BPM, mais de 50% das crianças tinham perfil hiperpráxico nos itens imobilidade, apoio retilíneo dos pés, equilíbrio dinâmico e lateralização pedal; Perfil eupráxico nos itens coordenação óculo pedal, Lateralização manual e Lateralização ocular; Perfil dispráxico nos itens Coordenação óculo manual, dissociação de membros superiores/inferiores e agilidade; E, por último, o perfil apráxico esteve mais prevalente na variável equilíbrio estático. Conclusão: A amostra apresentou níveis adequados de coordenação motora grossa em algumas atividades analisadas, mas em contrapartida, as habilidades Coordenação óculo manual, dissociação de membros superiores/inferiores e agilidade e equilíbrio estático tiveram resultados negativos, indicando que essas capacidades precisam ser desenvolvidas.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Marinho Dias, J., Araújo de Souza, A., & Lucena, J. M. S. de. (2024). Correlação entre coordenação motora e idade de pré-escolares no Norte do Brasil. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 7, 68–80. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/abeducacaofisica/article/view/19413

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