Mapeamento dos recursos financeiros utilizados para o Esporte de Alto Rendimento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p69.2018Palavras-chave:
esporte; esporte de alto rendimento; financiamento; política pública.Resumo
Introdução: o fomento financeiro ao Esporte de Alto Rendimento (EAR) realizado historicamente por meio de isenções de taxas, tributos e impostos às próprias entidades esportivas, nos últimos anos foi somado a uma série de ações governamentais e pelo patrocínio de empresas privadas. Objetivo: identificar as fontes de recursos financeiros federais e privadas disponíveis para o EAR brasileiro, além de descrever os destinos e as formas de aplicação para tais recursos. Métodos: foi realizada uma análise documental, na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, em páginas eletrônicas oficiais e por meio de questionário eletrônicos para catalogar e categorizar dados sobre as fontes, os destinos e as formas de aplicação dos recursos financeiros investidos no esporte olímpico e paralímpico brasileiro. Resultados: evidenciou-se que o EAR brasileiro possui oito fontes de financiamento. Os recursos destas fontes podem ser destinados tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas e aplicados de 13 formas diferentes: atletas, recursos humanos, treinamento, competição, material esportivo, equipamento esportivo, instalação esportiva, pesquisa científica, capacitação, tecnologia, despesa administrativa, avaliação da saúde e do desempenho, além dos investimentos com marketing. Conclusão: a categorização de informações do financiamento do EAR, apresentadas nesse trabalho, pode colaborar substancialmente com a avaliação e formulação de políticas e ações governamentais, visto que a estratégia de identificação dos destinos e das formas de aplicação dos recursos financeiros pode colaborar com futuras pesquisas que objetivem avaliar os investimentos de duas ou mais fontes de recurso, simultaneamente, podendo-se determinar “o que” é investido e “como” os recursos são utilizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).