Sobre la revista

Apresentação

A Arquivos Brasileiros de Educação Física recebe os manuscritos em fluxo contínuo em português, em inglês e em espanhol. É um periódico científico de acesso aberto e gratuito, sem taxas de submissão e de publicação dos textos.

The Brazilian Archives of Physical Education receives the manuscripts in a continuous flow in Portuguese, English and Spanish. It is a scientific journal of open and free access, with no submission and publication fees.

Los Archivos de Brasil Educación Física recibe manuscritos de streaming en Portugués, Inglés y Español. Es un periódico científico de acceso abierto y gratuito, sin tasas de sumisión y de publicación de los textos.

 

FOCO E ESCOPO

 A Arquivos Brasileiros de Educação Física publica artigos originais, revisões sistemáticas, metanálises, resenhas, ensaios clínicos, estudos de caso e cartas ao editor com temas vinculados à Educação Física, sob diversos campos de pesquisa, como: fisiologia do exercício, educação física em saúde coletiva, educação física escolar, atividade física e saúde, biodinâmica, epidemiologia da atividade física, pedagogia da Educação Física, atividade física e doenças crônicas não-transmissíveis, psicologia da Educação Física, desempenho do movimento humano, recreação e lazer.

A missão da Arquivos Brasileiros de Educação Física é difundir o conhecimento na área de Educação Física com qualidade científica em diferentes áreas de atuação profissional, fazer atualizações de estudos científicos, promover espaço para reflexão e discussões da prática científica e profissional. Adicionalmente, a revista tem como visão promover o diálogo entre pesquisadores científicos nacionais e internacionais, além de estudantes acompanhados de seus respectivos orientadores (titulação mínima de mestre ou doutor) da área de Educação Física, para fomentar o avanço científico e a produção de conhecimento.

Com periodicidade semestral, a Arquivos Brasileiros de Educação Física recebe manuscritos em fluxo contínuo e em três diferentes idiomas: português, inglês e espanhol. O título abreviado da revista é Arq. Bras. Educ. Fís., que deve ser usado em bibliografias que citarem esta revista.

 

AIMS AND SCOPE

 The Brazilian Archives of Physical Education publishes original articles, systematic reviews, meta-analyzes, reviews, clinical trials, case studies and letters to the editor with themes related to Physical Education, under several research fields, such as exercise physiology, physical education in health physical activity and health, biodynamics, epidemiology of physical activity, Physical Education pedagogy, physical activity and chronic non-communicable diseases, physical education psychology, human movement performance, recreation and leisure.

The mission of the Brazilian Archives of Physical Education is to disseminate knowledge in the area of ​​Physical Education with scientific quality in different areas of professional activity, to make updates of scientific studies, to promote space for reflection and discussions of scientific and professional practice. Additionally, the journal aims to promote dialogue between national and international scientific researchers, as well as students accompanied by their respective supervisors (minimum degree of master or doctor) in area of ​​Physical Education, to foster scientific advancement and knowledge production.

Every semester, the Brazilian Archives of Physical Education receives manuscripts in a continuous flow and in three different languages: Portuguese, English and Spanish. The abbreviated title of the journal is Arq. Bras. Educ. Fís., which should be used in bibliographies that cite this journal.

 

ENFOQUE Y ALCANCE

Archivos Brasileños de Educación Física es un periodico científico que publica artículos originales, revisiones sistemáticas, metanálisis, reseñas, ensayos clínicos, estudios de caso y cartas al editor con temas vinculados a la Educación Física, bajo diversos campos de investigación, como: fisiología del ejercicio, educación física en salud colectiva , educación física escolar, actividad física y salud, biodinámica, epidemiología de la actividad física, pedagogía de la Educación Física, actividad física y enfermedades crónicas no transmisibles, psicología de la Educación Física, desempeño del movimiento humano, recreación y ocio.

La misión de los Archivos Brasileños de Educación Física es difundir el conocimiento en el área de Educación Física con calidad científica en diferentes áreas de actuación profesional, hacer actualizaciones de estudios científicos, promover espacio para la reflexión y discusiones de la práctica científica y profesional. Además, la revista tiene como visión promover el diálogo entre investigadores científicos nacionales e internacionales, además de estudiantes acompañados de sus respectivos orientadores (titulación mínima de maestro o doctor) del área de Educación Física, para fomentar el avance científico y la producción de conocimiento.

Cada seis meses, el Archivo brasileños de Educación Física recibe manuscritos de streaming y en tres idiomas diferentes: Portugués, Inglés y Español. El título abreviado de la revista es Arq. Bras. Educ. Fís., Que debe ser usado en bibliografías que citan esta revista.

 

DIREITOS AUTORAIS

Este periódico é de acesso livre e gratuito, utiliza a Licença Creative Commons  4.0 (CC BY 4.0). Permite que os autores mantenham os direitos autorais do seu manuscrito sem restrições e tem o compromisso de manter essa política editorial.

Além disso, a Arquivos Brasileiros de Educação Física é um periódico científico de acesso aberto, o que significa que todo oconteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincularos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com adefinição da Budapest Open Access Initiative (BOAI)  de acesso aberto.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A Arquivos Brasileiros de Educação Física conta com uma ampla rede de colaboradores especialistas em diversas áreas da saúde para avaliar os manuscristos submetidos. Os artigos são enviados a dois avaliadores cegos, cujas revisões são devolvidas a um terceiro avaliador também sem conhecimento de autoria do manuscrito e da avaliação. Mais informações sobre o processo de submissão acesse aqui.

 

COPYRIGHT

This journal is free and open access, using the Creative Commons License 4.0 (CC BY 4.0). It allows authors to maintain the copyright of their manuscript without restrictions and is committed to maintaining this editorial policy.

Furthermore, the Brazilian Archives of Physical Education is an open access scientific journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or their institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link to the full texts of articles, or use them for any other lawful purpose, without seeking prior permission from the publisher or author. This statement is in accordance with the Budapest Open Access Initiative (BOAI) definition of open access.

 

PEER REVIEW PROCESS

The Brazilian Archives of Physical Education has a wide network of specialist collaborators in various areas of health to evaluate the submitted manuscripts. Articles are sent to two blind evaluators, whose reviews are returned to a third evaluator also without knowledge of the authorship of the manuscript and the evaluation. More information about the submission process click here.

 

DERECHOS DE AUTOR

Esta revista es de acceso gratuito y abierto, utilizando la Licencia Creative Commons 4.0 (CC BY 4.0). Permite a los autores mantener los derechos de autor de su manuscrito sin restricciones y se compromete a mantener esta política editorial.

Además, el Archivo Brasileño de Educación Física es una revista científica de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo del editor o autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de acceso abierto de la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).

 

PROCESO DE REVISIÓN POR PARES

El Archivo Brasileño de Educación Física cuenta con una amplia red de colaboradores especialistas en diversas áreas de la salud para evaluar los manuscritos presentados. Los artículos son enviados a dos evaluadores ciegos, cuyas revisiones son devueltas a un tercer evaluador también sin conocimiento de la autoría del manuscrito y de la evaluación. Más información sobre el proceso de envío haga clic aquí.

 

Bases de dados indexadoras/Indexing databases/Bases de datos indexadoras

Actulidade Ibero Americana - http://www.citrevistas.cl/actualidad/b2b_g4.htm

Diadorim - http://diadorim.ibict.br/

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/citations?user=lhV8hbEAAAAJ&hl=pt-BR

Public Knowledge Project - PKP - http://index.pkp.sfu.ca/

Sumários - http://sumarios.org/

CZ3 Elektronische Zeitschriftenbibliothek

Latindex

 

Links Úteis/Useful links/Enlaces útiles:

Normas para submissão de manuscristos

Normas para sessão Protocolos de Estudos Científicos

Check-list Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials – SPIRIT

Template para artigos (geral)