CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - Protocolos de Estudos Científicos/ Artigos Metodológicos

2020-05-13

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - Protocolos de Estudos Científicos/ Artigos Metodológicos

 

Está aberta chamada para publicação de protocolos de estudos científicos ou métodos de estudos científicos, modalidade de estudos originais e revisões sistemáticas. 

Compreendemos que, neste momento de Pandemia do COVID-19, muitos pesquisadores tem desenvolvido novs tecnologias e formas de estudar seu tema de pesquisa; Sendo assim, convidamos a comunidade cientifica a publicar seu método de estudo na Arquivos Brasileiros de Educação Física, com previsão de publicação no segundo semestre de 2020.

Se o seu projeto de pesquisa incluir a temática COVID-19, ele poderá ser publicado em edição especial sobre o tema.

As normas de submissão encontram-se ao final desta noticia e neste link. Lembrando que a Arquivos Brasileiros de Educação Física não cobra taxas de submissão e de publicação e está indexada em bases de dados nacionais e latino-americanas, como REDIB, PKP, Diadorim, LiVre, Actualidade IberoAmericana, e Google Scholar. 

Outras informações no site https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/abeducacaofisica .

Dúvidas e contato: arqbef@gmail.com.

 

Normas para publicação

Esta sessão destina-se a publicação de métodos científicos utilizados em estudos originais e/ ou revisões sistemáticas. Para isso, sugere-se que o estudo esteja reportado de acordo com as normas do Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials – SPIRIT, disponível aqui. Compreendemos que alguns protocolos de estudo podem não cumprir totalmente com a lista de verificação do SPIRIT. A lista de verificação não será usada como uma ferramenta para julgar a adequação de manuscritos para publicação em Ensaios, mas, destina-se a ser uma ajuda aos autores de forma clara, completa e transparente. Usar a diretriz SPIRIT para escrever o protocolo do estudo, completar a lista de verificação do SPIRIT e construir uma figura do SPIRIT provavelmente otimizará a qualidade dos relatórios e tornará o processo de revisão por pares mais eficiente.

 

Sessões do Manuscrito

 

Folha de rosto

A página de título deve ter:

  • Título em português, inglês e espanhol, com até 120 palavras.
  • Listar os nomes completos, endereços institucionais, endereços de e-mail e número de ORCID para todos os autores;
  • Indicar o autor correspondente.

 

Resumo/Abstract

O resumo não deve exceder 350 palavras. Por favor, minimize o uso de abreviações e não cite referências no resumo. O resumo deve informativo e dividido nas seguintes seções: Introdução, Objetivo, Métodos e resultados esperados (possíveis implicações dos resultados)

Palavras-chave: três a cinco de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). 

 

Introdução

A seção deve apresentar o cenário (contexto geral), os antecedentes do estudo, as lacunas, os objetivos, e por que o estudo é necessário ou sua contribuição para o campo. A partir dessa sessão o manuscrito deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, sem espaço extra entre os parágrafos.

 

Métodos

            A seção de métodos deve incluir:

  • Delineamento, a configuração e o local do estudo;
  • As características dos participantes e eventos e a descrição dos materiais;
  • Uma descrição clara e concisa de todos os processos de coleta de dados;
  • A forma de análise dos dados. Em caso de análise estatística, deve-se incluir um cálculo de poder estatístico, sempre que possível.

 

Aprovação ética e consentimento para participar

Os manuscritos que relatam estudos envolvendo participantes humanos, dados humanos ou tecidos humanos devem:

- Incluir uma declaração sobre aprovação e consentimento de ética (mesmo quando a necessidade de aprovação foi dispensada ou ainda está em processo de aprovação/submissão);

- Incluir o nome do comitê de ética que aprovou/está avaliando o estudo e o número de referência do comitê, se apropriado;

- Estudos envolvendo animais devem incluir uma declaração sobre aprovação ética.

Conflito de Interesses

Todos os interesses financeiros e não financeiros concorrentes devem ser declarados nesta seção. Se você não tiver interesses conflitantes, insira "Os autores declaram que não têm interesses conflitantes" nesta seção.

 

Financiamento

Todas as fontes de financiamento para a pesquisa relatada devem ser declaradas 

Contribuições dos autores

As contribuições individuais dos autores ao manuscrito devem ser especificadas nesta seção. Nossas políticas editoriais adotam as Diretrizes do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos – ICMJE. Por favor, use iniciais para se referir à contribuição de cada autor nesta seção.

Agradecimentos

Devem ser dirigidos aos que contribuíram para o artigo, mas não satisfazem os critérios de autoria, incluindo aqueles que forneceram serviços ou materiais de redação profissional. 

Referências

Todas as referências, incluindo URLs, devem estar no padrão Vancouver. Os números de referência devem ser finalizados e a lista de referências totalmente formatada antes da submissão. Assegure-se de que o estilo de referência seja seguido com exatidão.