Uso da Tecnologia da Informação para a Gestão de Informações do Esporte de Alto Rendimento
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p95.2018Palavras-chave:
ESPORTE, DESEMPENHO ESPORTIVO, GESTÃO, POLÍTICAResumo
Introdução: os fatores que interferem no sucesso do Esporte de Alto Rendimento (EAR) já são bem conhecidos e a gestão da informação é fundamental para que as organizações do esporte possam usufruir dos dados envolvidos no sucesso da gestão esportiva. Objetivo: descrever as características e a forma de implementação de um modelo informatizado de gestão de informações do Esporte de Alto Rendimento. Métodos: por meio de uma pesquisa de campo exploratória, a partir de métodos qualitativos e quantitativos, as dimensões de gestão foram selecionadas e os dados foram catalogados em um banco de dados (BD) MySQL, de acordo com os princípios da gestão da informação. Por meio de um Modelo Entidade-Relacionamento, o BD foi modelado para permitir articulação entre as dimensões e atualização permanente das informações do EAR. Resultados: o modelo informatizado de gestão de informações do EAR é composto por oito dimensões que abarcam os fatores de sucesso esportivo internacional e utiliza os princípios do Business Intelligence. Composto por informações dos Recursos Financeiros; Infraestrutura Esportiva; Entidades e Governança; Equipamentos e Materiais Esportivos; Atletas e Profissionais do Esporte; Eventos e Resultados Esportivos; Ciência e Tecnologia; e, Legislação, permite análises intra ou interdimensional e uni ou multiesporte (análise multinível). Conclusão: o modelo pode ser implementado em um país, assim como em uma ou várias entidades esportivas e ao inserir a inteligência de negócios na gestão esportiva, este trabalho busca conceder as informações mais importantes para a tomada de decisão de gestores, podendo qualificar as políticas e contribuir para uma comunicação eficiente entre as entidades ligadas ao EAR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).