CHAMADA DE TRABALHOS - VOLUME 17, NÚMERO 1, 2026
DOSSIÊ: LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS E FORMAÇÃO: ABORDAGENS, PRÁTICAS LETRADAS E FAZER CIENTÍFICO
Neste dossiê, pretendemos receber contribuições (artigos científicos ou resenhas críticas) que abordem o letramento acadêmico-científico no Ensino Superior ou mesmo na Educação Básica, informados por quaisquer arranjos teórico-metodológicos. Partimos da premissa de que, com o acesso massivo e o perfil dos ingressantes na Educação Superior, o ensino neste âmbito tornou-se mais heterogêneo e, em consequência, a forma como as práticas de leitura e de produção de textos são didatizadas/abordadas neste contexto (Barros; Gonçalves, 2025, no prelo).
Na Educação Básica, serão relevantes as contribuições que abordem o campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, em que são utilizados textos para estudos, pesquisas e sistematizar conhecimentos (Brasil, 2018).
A formação na esfera universitária, por exemplo, deve, dentre as suas diversas dimensões, promover atividades capazes de ampliar as práticas letradas dos aprendizes. Durante a sua trajetória formativa, além das capacidades de ler e escrever, o aluno precisa apropriar-se de conhecimento satisfatório da literatura da área e ter domínio de metodologia, os quais são requisitos fundamentais para formação em qualquer curso. Nesse sentido, a escrita universitária pode fortalecer a inclusão e permanência na universidade, e não se tornar um motivo para evasão de muitos estudantes, especialmente no momento de produzir um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Ademais, no que concerne ao fazer científico, considerando que o homem é sujeito e objeto do conhecimento, precisamos entender que o objeto de estudo é atravessado pela significação, por elementos que se interrelacionam. Nos termos de Pêcheux (1995), o linguista precisa estar ciente de que há um atravessamento de natureza filosófica que o constitui na sua prática científica enquanto sujeito em um campo (científico). E são estas dimensões nos estudos da linguagem que se relacionam diretamente aos letramentos acadêmico-científicos.
Para este dossiê, são bem-vindas contribuições que abordem o que tem sido desenvolvido para avançar na formação, sobretudo na área de estudos da linguagem, considerando a equidade, o desenvolvimento de práticas letradas diretamente vinculadas aos letramentos acadêmico-científicos.
Referências
BARROS, Eliana Merlin Deganutti; GONÇALVES, Adair Vieira. Representações de Universitários sobre leitura e produção de textos acadêmico-científicos. Raído, Dourados, v. 20, n. 48, 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. De Eni P. Orlandi, Lourenço Chacon Jurado Filho, Manoel Luiz G. Corrêa e Silvana M. Serrani. 2 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
Editores Ad hoc:
Adair Vieira Gonçalves (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD)
Cícero da Silva (Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT)
Abertura da chamada: 10 de dezembro de 2025.
Prazo de submissão: 01 de março de 2026.
Publicação: abril de 2026.
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