LEITURA COMPARTILHADA
UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p148-169Palavras-chave:
educação literária; escola; leitura compartilhada; Bisa Bia, Bisa BelResumo
Muitas pesquisas sobre o ensino da literatura vêm sendo desenvolvidas no Brasil e, não raro, expõem percalços enfrentados pelos educadores para consolidar essa prática em ambiente escolar. Ainda que, atualmente, os professores tenham à disposição uma biografia teórico-metodológica que preconiza o ensino da literatura de modo relevante, ainda há muitas fragilidades nesse processo. Nesses termos, conscientes dos diversos fatores ligados à formação de leitores literários, objetivamos discutir alguns entraves que dificultam a educação literária e, ao mesmo tempo, socializar uma experiência positiva com a leitura compartilhada, uma promissora estratégia metodológica para o ensino da literatura em contexto escolar.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de. & BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ANDRADE, Luiza. A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização. 2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2502/a-leitura-feita-pelo-professor-tem-que-ser-constante-na-alfabetizacao>. Acesso em: 29 ago. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998b. 106 p.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura (São Paulo). v.24, n. 9, p. 806-9, set. 1972.
______. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
______. Literatura e Sociedade: Estudo de Teoria e História Literária. 12 ed. Revista pelo autor, Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 204.
CARVALHO. Neuza Ceciliato de. A emancipação do sujeito infantil pela discursividade do delírio em Bisa Bia, Bisa Bel. In: ANTUNES, Benedito; PEREIRA Maria Teresa Gonçalves (Org.). Trança de Histórias: a criação literária de Ana Maria Machado. São Paulo: Ed. UNESP, Assis _ SP: ANEP, 2004.
CECCANTINI, João Luís. Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler. In. Retratos da leitura no Brasil 4. Organização de Zoara Failla. Rio de Janeiro: Sextante, 2016, p. 83 - 98.
FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. Acessado em 02/02/2018.
JOUVE, Vicent. A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
LAJOLO, Marisa. Carta aos leitores. In. MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel.
Ilustrações de Regina Yolanda. Coordenação editorial de Maristela Petrilli de Almeida
Leite e Pascoal Soto, v. 3, 2001.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MACHADO, Ana Maria. Bisa. Bisa Bia, Bisa Bel. São Paulo: Moderna, 2001
________. Texturas: sobre leitura e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MORTATTI, Mario do Rosário Longo. Literatura (a boa): mantenha sempre ao alcance das crianças. Criar – Revista de Educação Infantil. Ano 3, nº 18, nov/dez, 2007.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 4.ed. março/2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf. Acessado em 02/02/2018.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura/Ensino: uma problemática na escola. Prefácio de Antonio Candido. São Paulo: Ática, 1981. (Ensaios, 77)
SARAIVA, Juracy Assmann; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Artmed Editora, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling.6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11ª. ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.