A RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO NA PERSPECTIVA DE HAYDEN WHITE A PARTIR DA OBRA OS QUE BEBEM COMO OS CÃES, DE ASSIS BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p219-230Palavras-chave:
história, ficção, White, Os que bebem como os cãesResumo
Resumo: A presente pesquisa trava uma discussão entre história e ficção, considerando as ideias de Hayden White, a partir da obra Os que bebem como os cães, do escritor piauiense Assis Brasil. Objetiva-se analisar a aproximação existente entre essas duas áreas do saber, adotando-se como pilar para essa discussão a citada obra do referido escritor. Demonstra-se aqui que, quando o leitor identifica a ligação entre esses dois campos do conhecimento já mencionados, ele consegue enxergar novas abordagens propostas pelo texto ficcional.
Downloads
Referências
BRASIL, Francisco de Assis Almeida. Os que bebem como os cães. Teresina: Editora Nova Aliança, 2013.
FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
LIMA, Luiz Costa. A aguarrás do tempo: estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) – ensaio histórico. São Paulo: Intermeios, 2017.
REIS, José Carlos. O desafio historiográfico. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.