O PONTO FORA DA CURVA DA RIBALTA EM A GLÓRIA E SEU CORTEJO DE HORRORES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p197-218Palavras-chave:
ditadura civil-militar; ator; teatro político; televisão.Resumo
Este trabalho procura examinar a maneira como o narrador-protagonista do romance A glória e seu cortejo de horrores, o ator Mário Cardoso, enquanto espelho da arte de seu tempo, parece ficar o tempo todo na corda bamba entre as esquerdas e as direitas mais raivosas do período da ditadura civil-militar brasileira, em função de sua própria ambição.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Engagement. In: ADORNO, Theodor Wiesengrund. Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1973. p. 50-71.
BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
BORGES, Stephanie da Silva. O teatro político brasileiro e as diferentes faces do seu engajamento. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-18112019-165045/pt-br.php. Acesso em: 15 jun. 2021.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Subdesenvolvimento. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p. 140-162.
DENIS, Benoît. Literatura e engajamento: de Pascal a Sartre. Tradução de Luiz Dagobert de Aguirra Roncari. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
GOMES, Dias. O Engajamento é uma Prática de Liberdade. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, ano IV, n. 15, p. 7-17, jul. 1968.
FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2017.
GAGNEBIN. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir (org.). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.
GINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, Milão, nº 2, p. 199-221, nov. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.13130/2240-5437/2790. Acesso em 2 jul. 2021.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Roda Viva. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1968.
LITERATURA E DITADURA: os cinquenta anos do golpe civil-militar e suas implicações na Literatura. 2014. Evento.
MACIEL, Diógenes André Vieira; ANDRADE, Valéria. Da militância teatral num universo de letras. In: MACIEL, Diógenes André Vieira; ANDRADE, Valéria (org.). Por uma militância teatral: estudos de dramaturgia brasileira do séc. XX. Campina Grande: Bagagem / João Pessoa: Idéia, 2005. p. 7-15.
NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955/1968). Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 28, p. 103-124, jul./dez. 2001a. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2141/1280. Acesso em 22 jun. 2021.
NAPOLITANO, Marcos. Coração Civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) – ensaio histórico. São Paulo: Intermeios: USP – Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017. (Coleção entre(H)istória)
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980). São Paulo: Contexto, 2001b. – (Repensando a História)
PRADO, Décio de Almeida. O Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Perspectiva, 2009.
SARTRE, Jean-Paul. Que é literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
SHAKESPEARE, William. Macbeth. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000081.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política: de 1964 a 1969 – Alguns esquemas. In: SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. p. 61-92.
TORRES, Fernanda. A glória e seu cortejo de horrores. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.